AVALIAÇÃO DOS DADOS SRTM APLICADOS À MODELAGEM DO FATOR TOPOGRÁFICO DA USLE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o fator topográfico do modelo USLE calculado com base nos dados SRTM, comparando-o com o fator topográfico calculado a partir de dados cartográficos nas escalas de 1:10.000 e 1:50.000. Para tanto, foram gerados modelos digitais de elevação (MDE) a partir dos dados da missão SRTM e MDE gerados a partir dos dados das cartas topográficas, servindo como insumo para o cálculo do fator topográfico. Buscou-se, também, avaliar a utilização de diferentes algoritmos de distribuição do fluxo e ainda avaliar a influência do espaçamento da grade na modelagem do fator topográfico. Foi então possível verificar que o fator topográfico modelado a partir dos dados SRTM possibilitou obter resultados semelhantes aos obtidos por meio das cartas topográficas nas escalas 1:10.000 (R = 0,84) e 1:50.000 (R = 0,65). Desta forma, concluiu-se que a estimativa do fator topográfico a partir dos dados SRTM é adequada e pode beneficiar a modelagem da erosão em áreas que carecem de dados cartográficos com escalas adequadas ao cálculo do fator topográfico da USLE.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SALGADO, M. P. G.; FORMAGGIO, A. R.; RUDORFF, B. F. T. AVALIAÇÃO DOS DADOS SRTM APLICADOS À MODELAGEM DO FATOR TOPOGRÁFICO DA USLE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44810. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44810. Acesso em: 6 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").