UM NOVO MÉTODO DE SEGMENTAÇÃO DE IMAGEM COM ABORDAGEM BASEADA EM BORDAS E REGIÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Uma das principais fontes de informações de dados espaciais são as imagens obtidas por sensoriamento remoto. Os recentes avanços tecnológicos têm proporcionado o desenvolvimento de novos satélites, os quais são capazes de realizar medidas mais precisas e, juntamente com o aumento na quantidade de satélites em órbita a disponibilidade das imagens de sensoriamento remoto tem aumentado. Estes fatos, por sua vez, têm motivado o desenvolvimento de novos métodos para o processamento e extração de informações sobre tais imagens. Dentre esses métodos destaca-se a segmentação de imagem. Conceitualmente, a segmentação de imagem é fundamentada em características da fotointerpretação humana, que permitem a distinção entre diferentes alvos distribuídos ao longo de uma imagem. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo método de segmentação de imagens que integra conceitos de segmentação baseados em detecção de bordas e regiões. Uma análise comparativa entre os métodos proposto e o método Crescimento de Regiões é conduzida sobre dois estudos de caso que envolvem dados reais e simulados. Os resultados obtidos mostram que o método proposto neste estudo apresenta melhores índices de ajuste quando é permitida a segmentação de alvos com pequenas dimensões.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NEGRI, R. G.; SILVA, M. F. S. UM NOVO MÉTODO DE SEGMENTAÇÃO DE IMAGEM COM ABORDAGEM BASEADA EM BORDAS E REGIÕES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44797. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").