DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS BASEADO EM AGRUPAMENTO HIERÁRQUICO DIVISIVO E FUNÇÕES KERNEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A crescente disponibilidade e melhoria na qualidade de imagens da superfície terrestre via Sensoriamento Remoto tem implicado na demanda constante pelo desenvolvimento de novos métodos para o processamento e extração de informações sobre tais imagens. Dentre tais métodos, destaca-se a segmentação de imagens, a qual visa delimitar objetos distribuídos na imagem. Neste contexto, este trabalho consiste em propor um novo método de segmentação de imagens fundamentado em conceitos de Agrupamento Hierárquico Divisivo, K-Médias e Funções Kernel. Dois experimentos práticos a ï¬ m de validar o método proposto, assim como compará-lo ao método Crescimento de Regiões, foram realizados. Tais experimentos consistem na segmentação de imagens obtidas pelos satélites IKONOS-II e LANDSAT-5. A comparação entre resultados é baseada em uma medida de avaliação de segmentação proposta na literatura. Os resultados indicam que o método proposto é capaz de proporcionar resultados satisfatórios e com maior nível de detalhamento com relação às delimitações de objetos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MASELLI, L. Z.; NEGRI, R. G. DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS BASEADO EM AGRUPAMENTO HIERÁRQUICO DIVISIVO E FUNÇÕES KERNEL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44299. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44299. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").