DADOS METEOROLÓGICOS ESTIMADOS EM CONDIÇÕES DE CLIMA SUBTROPICAL E A RELAÇÃO COM ÍNDICES DE VEGETAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade das estimativas de precipitação pluvial obtidas do TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) e de temperatura do ar do ERA Interim em condições de clima subtropical utilizando dados meteorológicos observados e índices de vegetação dos campos naturais no sul do Brasil. A coleta de dados estimados correspondeu à coordenada geográï¬ca das estações meteorológicas de superfície no estado do Rio Grande do Sul para o período de 2002 a 2012. Os dados coletados dos índices de vegetação (IV's) foram obtidos a partir de 20 polígonos amostrais para 10 tipologias predominantes de vegetação campestre. A análise dos resultados estatísticos entre o TRMM e o ERA Interim apresentou bom desempenho em relação aos dados observados, com valores de correlação para a precipitação pluvial acima de 0,81 e para a temperatura do ar acima de 0,96 para o período de estudo. Na análise entre os IV's e os dados estimados pelo TRMM a correlação tende a ser superior durante a primavera, o verão e o outono e para a temperatura do ar do ERA Interim destaca-se a melhor representação dos IV's para o inverno. Os resultados obtidos para o TRMM, ERA Interim e os dados observados nas estações meteorológicas são aceitáveis e consistentes e indicam a possibilidade do uso dos dados estimados como alternativa para minimizar a ausência de informações sobre precipitação pluvial e temperatura do ar obtidas em rede de estações de superfície.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").