COMPARAÇÃO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL E DO IVDN DOS SENSORES LISS-III/RESOURCESAT-1 E TM/LANDSAT 5 EM POVOAMENTO FLORESTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o encerramento das atividades do Landsat 5, tem-se buscado satélites cujos sensores apresentem características semelhantes aos da série Landsat. Neste contexto, sensores embarcados na série de satélites Indian Remote Sensing satellites (IRS) surgem como opção. O objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação das bandas equivalentes e do IVDN do sensor Linear Imaging Self-Scanner III (LISS-III, a bordo do ResourceSat-1) e do sensor Thematic Mapper (TM, a bordo do Landsat 5) com vistas a avaliar a capacidade de integração entre os sensores. A comparação foi baseada em leitura de pixels localizados dentro de talhões florestais de Pinus elliottii. Os pixels selecionados foram os coincidentes com coordenadas geográficas medidas durante inventário florestal. Cenas foram adquiridas com uma diferença de 17 dias entre os dois sensores. Destas, os valores de reflectância de superfície foram recuperados e o IVDN calculado. Gráficos de dispersão com curvas de regressão ajustadas e coeficientes de determinação dos dados equivalentes aos dois sensores foram gerados para quantificar as incertezas nestas relações e prover uma avaliação das diferenças entre os sensores. As regressões ajustadas apontaram as bandas do infravermelho médio como as de maior similaridade (R²=0,90 e coeficiente angular de 0,91) e as bandas do verde como tendo a maior diferença (R²=0,67 e coeficiente angular de 0,63). O IVDN, com R² de 0,86 e coeficiente angular de 0,92, apresentou as menores diferenças relativas entre os sensores. Conclui-se que o LISS III é uma alternativa válida aos dados TM, contudo, deve-se ter em mente a ocorrência de diferenças devido às características intrínsecas a cada sensor e área de estudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BERRA, E. F.; FONTANA, D. C.; KUPLICH, T. M. COMPARAÇÃO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL E DO IVDN DOS SENSORES LISS-III/RESOURCESAT-1 E TM/LANDSAT 5 EM POVOAMENTO FLORESTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n2-43920. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43920. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").