COMPARAÇÃO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL E DO IVDN DOS SENSORES LISS-III/RESOURCESAT-1 E TM/LANDSAT 5 EM POVOAMENTO FLORESTAL

Conteúdo do artigo principal

Elias Fernando Berra
Denise Cybis Fontana
Tatiana Mora Kuplich

Resumo

Com o encerramento das atividades do Landsat 5, tem-se buscado satélites cujos sensores apresentem características semelhantes aos da série Landsat. Neste contexto, sensores embarcados na série de satélites Indian Remote Sensing satellites (IRS) surgem como opção. O objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação das bandas equivalentes e do IVDN do sensor Linear Imaging Self-Scanner III (LISS-III, a bordo do ResourceSat-1) e do sensor Thematic Mapper (TM, a bordo do Landsat 5) com vistas a avaliar a capacidade de integração entre os sensores. A comparação foi baseada em leitura de pixels localizados dentro de talhões florestais de Pinus elliottii. Os pixels selecionados foram os coincidentes com coordenadas geográficas medidas durante inventário florestal. Cenas foram adquiridas com uma diferença de 17 dias entre os dois sensores. Destas, os valores de reflectância de superfície foram recuperados e o IVDN calculado. Gráficos de dispersão com curvas de regressão ajustadas e coeficientes de determinação dos dados equivalentes aos dois sensores foram gerados para quantificar as incertezas nestas relações e prover uma avaliação das diferenças entre os sensores. As regressões ajustadas apontaram as bandas do infravermelho médio como as de maior similaridade (R²=0,90 e coeficiente angular de 0,91) e as bandas do verde como tendo a maior diferença (R²=0,67 e coeficiente angular de 0,63). O IVDN, com R² de 0,86 e coeficiente angular de 0,92, apresentou as menores diferenças relativas entre os sensores. Conclui-se que o LISS III é uma alternativa válida aos dados TM, contudo, deve-se ter em mente a ocorrência de diferenças devido às características intrínsecas a cada sensor e área de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BERRA, E. F.; FONTANA, D. C.; KUPLICH, T. M. COMPARAÇÃO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL E DO IVDN DOS SENSORES LISS-III/RESOURCESAT-1 E TM/LANDSAT 5 EM POVOAMENTO FLORESTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n2-43920. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43920. Acesso em: 9 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elias Fernando Berra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Denise Cybis Fontana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tatiana Mora Kuplich, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)