EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS VICINAIS COM BASE NA TRANSFORMADA RADON
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A vetorização manual de mapas rodoviários é uma tarefa exaustiva e onerosa. Vários métodos têm sido propostos no sentido de automatizar, ou pelo menos semi-automatizá-la. A proposta do trabalho é a extração de estradas vicinais, com base na transformada Radon. No método proposto, segmentos de reta são detectados para comporem os eixos de estradas vicinais. Esse método tem por base uma função objetivo composta por três parâmetros, os quais são relacionados com a correlação entre seções transversais, similaridade espectral e direção dos segmentos. Experimentos realizados com foto aérea de uma área localizada no Estado do Paraná/Brasil são apresentados. A qualidade dos eixos detectados foi computada por meio dos índices: completeza, correção e RMS diferente. Resultados obtidos a partir dos experimentos mostram o bom desempenho da metodologia proposta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, C. R.; CENTENO, J. A. S. EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS VICINAIS COM BASE NA TRANSFORMADA RADON. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43721. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").