VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DA MALHA VIÁRIA GEORREFERENCIADA EM IMAGENS DIGITAIS
Main Article Content
Abstract
Este trabalho propõe uma solução para o problema de verificação automática da malha viária georreferenciada em imagens aéreas digitais. A metodologia proposta baseia-se em duas etapas, isto é: 1- Extração automática de rodovias georreferenciadas; e 2- Análise de consistência das rodovias extraídas. Na primeira etapa, uma metodologia para a extração de rodovias baseada no algoritmo de programação dinâmica é utilizada para extrair automaticamente rodovias georreferenciadas. A metodologia de extração é inicializada com alguns pontos medidos automaticamente ao longo da malha viária georreferenciada e projetados no espaço imagem. A precisão dos pontos projetados é também estimada, possibilitando a realização automática das janelas de busca utilizadas pelo algoritmo de programação dinâmica. Na segunda etapa, a análise de consistência visa verificar a compatibilidade entre as rodovias extraídas e as correspondentes rodovias georreferenciadas projetadas no espaço imagem. O critério de verificação é baseado num modelo de erro que basicamente captura as incertezas das rodovias georreferenciadas. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia proposta é promissora, visto que pode automatizar boa parte da cansativa tarefa de verificação da malha viária, ficando apenas uma pequena parte para ser complementada por um operador. Ficou também mostrado que a metodologia tem o potencial para ser usada em aplicações como a correção de erros sistemáticos e o refinamento geométrico da malha viária georreferenciada.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").