MAPEAMENTO DE TRECHOS RODOVIÁRIOS CRÍTICOS
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Abstract
Organismos internacionais de saúde, e brasileiros também, consideram a alta incidência de acidentes viários uma epidemia por causa dos milhares de vítimas fatais e sobreviventes com sequelas. A quantidade no espaço urbano é preocupante, porém a letalidade dos eventos rodoviários é maior. Considerado um assunto de alta complexidade por causa das muitas variáveis que concorrem para a ocorrência dos acidentes, o estudo dos fatores determinantes não despreza nenhum tipo de contribuição calcada em ciência e tecnologia. Os registros oficiais dos acidentes rodoviários são de responsabilidade das polícias rodoviárias federal e estaduais. Os dados de acidentes no trecho km 493 a 592 da rodovia SP-270 (Raposo Tavares), do período de 2007 a 2013, foram analisados e a síntese indicou que 70% dos acidentes ocorrem em 30% do trecho, sendo o mais crítico o do km 568 ao 570. Este curto trecho crítico foi percorrido com um sistema de mapeamento móvel para obter imagens georreferenciadas para estudos e visualização. A extensão estudada foi representada em uma carta geográfica digital por subtrechos classificados de baixo, moderado e crítico. A metodologia integra diferentes fontes de dados e efetivamente contribui nos processos de tomada de decisão para fins de atenuar os riscos e a redução dos acidentes viários.
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