Posicionamento do Nome da Via em Mapa Dinâmico Referenciado Egocentricamente: Projeto Gráfico e Avaliação do Desempenho, Satisfação e Estética dos Mapas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta um projeto cartográfico que tem o foco em posicionar o nome da via em relação à feição pontual tratada como símbolo de automóvel para mapa de sistema de navegação e guia de rota em automóvel. Além disso, este trabalho apresenta uma avaliação desses mapas junto a um grupo de 20 motoristas, 10 homens e 10 mulheres, para compreender alguns elementos de usabilidade e de estética do mapa: tempo de leitura, erro e acerto, satisfação geral, aprendabilidade e memorabilidade, adjetivos de estética, carga mental de trabalho e relevância da tarefa. Os resultados permitiram comparar os achados neste trabalho que investiga o posicionamento do nome da via em mapa dinâmico referenciado egocentricamente com a recomendação da literatura a respeito de posicionar a toponímia em relação à feição pontual para mapas estáticos referenciados não egocentricamente, especificamente para apoiar a realização da manobra à direita. Os achados mostram que a posição superior direita é a mais apropriada para mapas tanto estáticos quanto dinâmicos, mas que demais prioridades de posicionamentos recomendados para mapas estáticos referenciados não egocentricamente não podem ser estendidos para mapas dinâmicos referenciados egocentricamente no que diz respeito à rotulação do nome da via onde o motorista se encontra. Para o caso dos mapas dinâmicos para sistemas de navegação, a segunda prioridade dependerá do arranjo dos símbolos cartográficos, mas deverá ser evitada a posição superior esquerda para informar manobra à direita.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Referências
BURNETT, G. E. "Turn right at the King's Head": Drivers' requirements for route guidance information. 341f. Thesis (Doctor of Philosophy). Loughborough University, Loughborough, 1998.
BURNETT, G. E.; LEE, K. The effect of vehicle navigation systems on the formation of cognitive maps. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF TRAFFIC AND TRANSPORT PSYCHOLOGY, 2005, Nottingham. Anais… Traffic and Transport Psychology: Theory and Application, 2005. p. 407-418.
CARLSON, L.A.; HOFFMAN, J.; NEWCOMBE, N. Introduction to the special section on spatial reference frames: examining what and how information is encoded through the integration of cognitive, behavioural and neuroscience approaches. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 36, n. 3, p. 573–575. May 2010. DOI. 10.1037/a0019449
DEEB, R., OOMS, K.; VANOPBROEKE, V.; De MAEYER, P. Evaluating the Efficiency of Typographic Design: Gender and Expertise Variation. The Cartographic Journal, v. 51, n. 1, p. 75-86. February 2014. DOI. 10.1179/1743277413Y.0000000037
DEEB, R.; OOMS, K.; MAEYER, P. Typography in the Eyes of Bertin, Gender and Expertise Variation. The Cartographic Journal, v. 49, n. 2, p.176-185. Nov 2012. DOI. 10.1179/1743277412Y.0000000011
DENT, D. A.; TORGUSON, J.; HODLER, T. W. Cartography: Thematic Map Design. 6a ed. Boston: McGraw Hill Higher Education, 2009.
DONDIS, D. A. A primer of visual literacy. 5a ed. Cambridge, MA: MIT Press, 1973.
FAIRBAIN, D. J. On The nature of cartographic text. The Cartographic Journal, v. 30, p. 104-111. 1993.
FAIRCLOUGH, S. H. Adapting the TLX to assess driver mental workload. Technical Report DRIVE I V1017 BERTIE, Deliverable 71. Loughborough, UK: HUSAT Research Institute. 1991.
FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo, Brasil: Martins Fontes (edição alemã, 1928), 2001.
HART, S. G.; STAVELAND, L. E. Development of NASA-TLX (Task Load Index): Results and theoretical research. Advances in Psychology, v. 52, p. 139-183. 1998. DOI. 10.1016/S0166-4115(08)62386-9
HOOVEN C. A.; CHABRIS C. F.; ELLISON, P. T.; KOSSLYN, S. M. The relationship of male testosterone to components of mental rotation. Neuropsychologia, v. 42. n. 6, p. 782–790. 2004. DOI. 10.1016/j.neuropsychologia.2003.11.012
IMHOF, E. Positioning Names on Maps. The American Cartographer, v. 2, n. 2 p.128-144. 1975. DOI. 10.1559/152304075784313304
LAVIE, T.; TRACTINSKY, N. Assessing dimensions of perceived visual aesthetics of web sites. Int. J. Human-Computer Studies, v. 60. n. 3, p. 269–298, March 2004. DOI. 10.1016/j.ijhcs.2003.09.002
LAVIE, T.; ORON-GILAD, T.; MEYER, J. Aesthetics and usability of in-vehicle navigation displays. International Journal of Human-Computer Studies. v. 69. n . 1-2, p.80–99. January-February 2011. DOI. 10.1016/j.ijhcs.2010.10.002
LAWTON, C. A. 1994. Gender Differences in Way-Finding Strategies: Relationship to Spatial Ability and Spatial Anxiety. Sex Roles, v. 30. n. 11, p.765-779. DOI. 10.1007/BF01544230
MACEACHREN, A. K. How maps work: Representation, Visualization and Design. New York: The Guilford Press, 1995.
MAY, A.; ROSS, T.; BAYER, S. H. Drivers’ Information Requirements when Navigating in an Urban Environment. The Journal of Navigation, v. 56. p. 89–100. January 2003. DOI. 10.1017/S0373463302002114
MORITA, K.; MASHIKO, J.; OKADA, T. Legibility of Name of Destination among Multiple Place Names Displayed by In-Vehicle Navigation Devices. Journal of Light & Visual Environment, v. 21, n. 1, p.10-17. 1997.
MUEHLENHAUS, I. Web Cartography: map design for interactive and mobile devices. New York: Taylor & Francis, 2014.
NIELSEN, J. Heuristic evaluation. In: Nielsen, J., Mack, R.L. (Ed.). Usability Inspection Methods. New York: John Wiley & Sons, 1994.
PHILLIPS, R. J. Why is low case better? Some data from a search task. Applied Ergonomics, v. 10, n. 4, p. 211-214. 1979. DOI. 10.1016/0003-6870(79)90212-6
PUGLIESI, E. A.; DECANINI, M. M. S.; RAMOS, A. P. M.; TSUCHIYA, I. Métodos para Avaliação da Usabilidade de Sistemas de Navegação e Guia de Rota. Revista Brasileira de Cartografia. v. 5, n. 65, p. 571-589. 2013.
PUGLIESI, E. A.; MORETTI, A.; RAMOS, A. P. M.; TACHIBANA, V. M. Pontos de Referência para Navegação por Motoristas com Deficiência na Visão de Cores. Revista Brasileira de Cartografia, v. 71, n. 1, p. 31–53, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n1-44157. DOI. 10.14393/rbcv71n1-44157
PUGLIESI, E. A.; RAMOS, A. P. M.; OLIVEIRA, R. F.; TACHIBANA, V. M. Efeitos de cintilação em símbolos de setas que indicam direção de manobra: avaliação da preferência e da Carga Mental de Trabalho, Revista Brasileira de Cartografia, v. 69, n. 2, p. 279-293. 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n2-44017.
RAMOS, A. P. M.; PUGLIESI, E. A., OLIVEIRA, R. F.; TACHIBANA, V. M.; DECANINI, M. M. S. Evaluation of usability of maps of different scales presented in an in-car route guidance and navigation system, Boletim de Ciências Geodésicas, v. 24, n. 3, p.383-406. 2018. DOI. 10.1590/s1982-21702018000300025
REGO, M. P.; PUGLIESI, E. A.; TACHIBANA, V. M. The positioning of street names on egocentrically referenced maps: assessment of reading time. Boletim de Ciências Geodésicas, v. 26, n. 4, p. 1-13. 2020. 10.1590/s1982-21702020000400017
SLOCUM, T. A.; MCMASTER, R. B.; KESSLER, F. C.; HOWARD, H. H. Thematic Cartography and Geovisualization. 3a ed. USA: Prentice Hall Series in Geographic Information Science, 2009.
TSIMHONI, O.; GREEN, P. Visual demand of driving and the execution of display-intensive in-vehicle tasks. In: Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society 45th Annual. Anais… Minneapolis, Minnesota. 2001. p. 1586-1590.
TYNER, J. Principles of Map Design. 1a ed. New York: The Guilford Press. 2010.
YOELI, P. The Logic of Automated Map Lettering. Cartographic Journal, v. 9, n. 2, p. 99-108. 1972.