ELABORAÇÃO DE UM MAPA TOPOGRÁFICO NA ESCALA 1:5.000 PARA A PENÍNSULA KELLER, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Península Keller (PK), localizada na ilha Rei George (arquipélago das Shetland do Sul), abriga a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e é o cenário de diversas pesquisas nacionais e internacionais. Todavia, essa península não possuía ainda uma base cartográfica precisa e em escala de detalhe, com exceção para a área de entorno da EACF, já mapeada na escala 1:500. Assim, este artigo mostra a elaboração de um mapa topográfico para a PK na escala 1:5.000, pelo processamento de um estereopar de fotografias aéreas em estação fotogramétrica digital. Primeiramente, foram realizadas as orientações interna e externa das fotografias. Os pontos cotados gerados neste estudo e os da planta topográfica da EACF foram armazenados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizado para produzir um Modelo Digital do Terreno (MDT). Curvas de nível com eqüidistância de 5 m foram extraídas desse MDT e estas foram utilizadas para elaborar o mapa topográfico da PK. Os dados planialtimétricos do mapa topográfico apresentam boa compatibilidade com os de outros mapas-base.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MENDES JÚNIOR, C. W.; DANI, N.; NETO, J. A.; SIMÕES, J. C.; VELHO, L. F.; RIBEIRO, R. da R.; PARNOW, I.; BREMER, U. F.; FONSECA JÚNIOR, E. S. da; ERWES, H. J. B. ELABORAÇÃO DE UM MAPA TOPOGRÁFICO NA ESCALA 1:5.000 PARA A PENÍNSULA KELLER, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43682. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").