ELABORAÇÃO DE UM MAPA TOPOGRÁFICO NA ESCALA 1:5.000 PARA A PENÍNSULA KELLER, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Península Keller (PK), localizada na ilha Rei George (arquipélago das Shetland do Sul), abriga a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e é o cenário de diversas pesquisas nacionais e internacionais. Todavia, essa península não possuía ainda uma base cartográfica precisa e em escala de detalhe, com exceção para a área de entorno da EACF, já mapeada na escala 1:500. Assim, este artigo mostra a elaboração de um mapa topográfico para a PK na escala 1:5.000, pelo processamento de um estereopar de fotografias aéreas em estação fotogramétrica digital. Primeiramente, foram realizadas as orientações interna e externa das fotografias. Os pontos cotados gerados neste estudo e os da planta topográfica da EACF foram armazenados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizado para produzir um Modelo Digital do Terreno (MDT). Curvas de nível com eqüidistância de 5 m foram extraídas desse MDT e estas foram utilizadas para elaborar o mapa topográfico da PK. Os dados planialtimétricos do mapa topográfico apresentam boa compatibilidade com os de outros mapas-base.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MENDES JÚNIOR, Cláudio Wilson et al. ELABORAÇÃO DE UM MAPA TOPOGRÁFICO NA ESCALA 1:5.000 PARA A PENÍNSULA KELLER, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43682. Acesso em: 28 dez. 2025.