Alvos para Longas Visadas nas Travessias de Cursos D'água
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A continuidade do nivelamento geométrico de alta precisão exige cuidados especiais nas Travessias de Cursos D'água. São assim chamadas as visadas superiores a 100 metros.
No caso de Travessia de Curso D'Água, o lance vai se compor de duas visadas desequilibradas em distância: uma sobre o curso d'água na mira distante e outra na mira próxima. As leituras na mira próxima são normais. Porém as leituras na mira distante são indiretas, obtidas por dedução dos resultados das leituras do tambor micrométrico do parafuso basculante do Nível, leituras estas correspondentes à bolha calada e às pontarias feitas nos alvos fixados na mira.
O assunto tratado na presente comunicação refere-se à escolha dos alvos para as Travessias Curtas. Neste artigo são definidas como curtas as travessias compreendidas entre 100 metros e 750 metros.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").