A Contribuição dos Aerolevantamentos nos Planejamentos e Projetos dos Grandes Sistemas de Irrigação e de Adução de Águas

Conteúdo do artigo principal

Paulo Eurico M. Tavares
José de R. Simas Filho

Resumo

Da mesma forma como já tem ocorrido em outros tipos de projetos que se desenvolvem em grandes espaços geográficos, os levantamentos aerofotogramáticos, quando se destinam a macro esquemas hidráulicos, necessitam ser otimizados de forma a propiciar maiores subsídios a todas as fases do projeto, desde os estudos preliminares de traçado visando a seleção das melhores alternativas, passando pelos anteprojetos, pelo projeto básico, estendendo-se pela etapa de implantação das obras, permanecendo para as etapas seguintes de operação e manutenção ou até mesmo, para obras de modernização que posteriormente venham a ser exigidas.


Nesse tipo de atividade os aerolevantamentos perdem a característica tradicional em que são meramente instrumentos geradores de cartas, e passam a constituir uma das partes de um conjunto multidisciplinar de estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

EURICO M. TAVARES, Paulo; DE R. SIMAS FILHO, José. A Contribuição dos Aerolevantamentos nos Planejamentos e Projetos dos Grandes Sistemas de Irrigação e de Adução de Águas. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 35, p. 21–24, 1983. DOI: 10.14393/rbcv35n0-55560. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55560. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.