Implementação de um sistema on-line para processamento de dados GNSS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processamento de dados do Global Navigation Satellite System (GNSS) realizado por softwares científicos é uma necessidade crescente nos estudos da Geodésia Espacial. Porém, o manuseio destes, em geral, nem sempre é uma tarefa fácil. Com isso, um sistema que auxilie no processamento é importante para a eficiência das pesquisas de toda comunidade de usuários. Este trabalho aborda a implementação e a validação de um sistema on-line para processamento e análise de dados GNSS, que possibilite o compartilhamento do uso do software Bernese GNSS. O sistema denominado GNSS-UFV está disponível no endereço http://gnss.ufv.br. Este sistema está preparado para recepcionar, auxiliar e gerenciar as solicitações de processamento de dados GNSS nos métodos Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) e Relativo no software Bernese GNSS, e posteriormente encaminhar e armazenar os resultados dos processamentos. O PPP do GNSS-UFV foi testado e comparado com o serviço IBGE-PPP. A média das acurácias das resultantes planimétricas foram iguais para os dois sistemas, 0,013m, já a acurácia média nas componentes altimétricas foi de 0,020m para o IBGE-PPP e 0,018m para o GNSS-UFV. O método Relativo do GNSS-UFV foi comparado com o serviço AUSPOS, onde a média das acurácias das resultantes planimétricas foram de 0,009m e 0,010m e a média das acurácias das componentes altimétricas foram de 0,021m e 0,026m para o AUSPOS e GNSS-UFV, respectivamente.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").