SEGMENTAÇÕES MULTIRESOLUÇÃO EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O enfoque deste estudo é a análise de segmentações multiresolução em imagens de alta resolução do sensor Quickbird geradas a partir da fusão entre as três bandas multiespectrais com resolução espacial de 2,8 m e a pancromática do mesmo sensor com resolução espacial de 0,70 m, mediante os métodos de fusão por substituição por Componentes Principais (CP) e Transformação do espaço de cores RGB-IHS (RGB-IHS). Foram realizadas segmentações multiresolução com diferentes fatores de escala, forma, suavidade e compacidade para as imagens multiespectrais, pancromática e as com as fusões por CP e RGB-IHS. Os resultados mostraram que, a segmentação multiresolução na imagem com fusão por CP, agrupa melhor os objetos da cena, do que a segmentação multiresolução realizada na banda pancromática, na imagem fusionada RGB-IHS e na imagem multiespectral. A comparação entre as segmentações supracitadas foi realizada visualmente e mediante o Image Quality Index - IQI (Wang e Bovik, 2002), separando-se cada um dos três termos: perda da correlação, distorção da intensidade e do contraste. Conclui-se que, a imagem com a fusão, proporciona melhor resultado na segmentação multiresolução, igualmente em uma análise visual ou qualitativa realizada pelo intérprete e que a técnica de fusão influencia na segmentação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBEIRO, S. R. A.; CENTENO, J. A. S.; LA SCALEA, R. A. SEGMENTAÇÕES MULTIRESOLUÇÃO EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44778. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44778. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").