SEGMENTAÇÕES MULTIRESOLUÇÃO EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O enfoque deste estudo é a análise de segmentações multiresolução em imagens de alta resolução do sensor Quickbird geradas a partir da fusão entre as três bandas multiespectrais com resolução espacial de 2,8 m e a pancromática do mesmo sensor com resolução espacial de 0,70 m, mediante os métodos de fusão por substituição por Componentes Principais (CP) e Transformação do espaço de cores RGB-IHS (RGB-IHS). Foram realizadas segmentações multiresolução com diferentes fatores de escala, forma, suavidade e compacidade para as imagens multiespectrais, pancromática e as com as fusões por CP e RGB-IHS. Os resultados mostraram que, a segmentação multiresolução na imagem com fusão por CP, agrupa melhor os objetos da cena, do que a segmentação multiresolução realizada na banda pancromática, na imagem fusionada RGB-IHS e na imagem multiespectral. A comparação entre as segmentações supracitadas foi realizada visualmente e mediante o Image Quality Index - IQI (Wang e Bovik, 2002), separando-se cada um dos três termos: perda da correlação, distorção da intensidade e do contraste. Conclui-se que, a imagem com a fusão, proporciona melhor resultado na segmentação multiresolução, igualmente em uma análise visual ou qualitativa realizada pelo intérprete e que a técnica de fusão influencia na segmentação.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
RIBEIRO, Selma Regina Aranha; CENTENO, Jorge Antonio Silva; LA SCALEA, Rodrigo Antonio. SEGMENTAÇÕES MULTIRESOLUÇÃO EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44778. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44778. Acesso em: 4 abr. 2025.