CARTOGRAFIA DAS ÁREAS DE OCORRÊNCIA DE MANGUEZAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE MULTIPLAS FONTES DE DADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo descreve as principais etapas do levantamento e atualização de dados cartográficos referentes ao mapeamento das áreas de ocorrência de manguezais do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo tem como objetivo principal compilar, sistematizar e atualizar os dados existentes, produzindo uma ferramenta essencial para a gestão desse ecossistema no território fluminense. De grande relevância para o equilíbrio ambiental na zona costeira os manguezais respondem por inúmeros serviços ambientais, além da paisagem e beleza cênica que nos oferece. Nesse estudo são relacionados os dados cartográficos existentes, com destaque para a escala detalhada, e heterogeneidade dos mesmos. Após uma triagem, esses dados são selecionados, e utilizados como subsídio para sua atualização, realizada a partir da interpretação de um conjunto de ortofotos coloridas. A falta de estruturação dos dados digitais levantados indicou a necessidade de refazê-los, adotando critérios adequados visando futura incorporação a um SIG. Após a realização de trabalhos de campo, para checagem e validação do mapeamento, os dados foram incorporados a um Sistema de Informação Geográfica, sob responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para análise e subsídio a implementação da Política de Conservação dos Manguezais do Estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
LARDOSA, Eduardo Ildefonso; SIMÕES, Margareth; SOARES, Mario Luiz Gomes. CARTOGRAFIA DAS ÁREAS DE OCORRÊNCIA DE MANGUEZAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE MULTIPLAS FONTES DE DADOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44777. Acesso em: 25 abr. 2025.