CARTOGRAFIA DAS ÁREAS DE OCORRÊNCIA DE MANGUEZAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE MULTIPLAS FONTES DE DADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo descreve as principais etapas do levantamento e atualização de dados cartográficos referentes ao mapeamento das áreas de ocorrência de manguezais do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo tem como objetivo principal compilar, sistematizar e atualizar os dados existentes, produzindo uma ferramenta essencial para a gestão desse ecossistema no território fluminense. De grande relevância para o equilíbrio ambiental na zona costeira os manguezais respondem por inúmeros serviços ambientais, além da paisagem e beleza cênica que nos oferece. Nesse estudo são relacionados os dados cartográficos existentes, com destaque para a escala detalhada, e heterogeneidade dos mesmos. Após uma triagem, esses dados são selecionados, e utilizados como subsídio para sua atualização, realizada a partir da interpretação de um conjunto de ortofotos coloridas. A falta de estruturação dos dados digitais levantados indicou a necessidade de refazê-los, adotando critérios adequados visando futura incorporação a um SIG. Após a realização de trabalhos de campo, para checagem e validação do mapeamento, os dados foram incorporados a um Sistema de Informação Geográfica, sob responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para análise e subsídio a implementação da Política de Conservação dos Manguezais do Estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LARDOSA, E. I.; SIMÕES, M.; SOARES, M. L. G. CARTOGRAFIA DAS ÁREAS DE OCORRÊNCIA DE MANGUEZAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE MULTIPLAS FONTES DE DADOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44777. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").