CÁLCULO DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE EXPANSÃO DA CULTURA CANAVIEIRA - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A EXTRACAO DE DADOS MULTIFONTES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo objetivou apresentar os procedimentos metodológicos e as técnicas de geoprocessamento utilizadas para a extração de dados de modelos espacializados ou de bases cartográficas temáticas visando o cálculo de indicadores para a avaliação do processo de expansão da cultura canavieira em quatro Microrregiões do Estado de Goiás: Sudoeste de Goiás, Vale do Rio dos Bois, Quirinópolis e Meia Ponte. Os diversos dados espaciais em formato shape, adquiridos de fontes secundárias ou de modelos especificamente elaborados, foram introduzidos em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), no qual, por meio de técnicas simples de geoprocessamento, foram realizados ajustes e a integração dos dados espaciais para a obtenção dos dados (grandezas físicas) requeridos para o cálculo de diversos índices propostos pelo Sistema de Indicadores para a Avaliação do Potencial de Sustentabilidade Hídrica da Atividade Canavieira - SISH-Cana (FERRAZ, 2012). Os resultados demonstram a pertinência das técnicas utilizadas. O nível de detalhamento dos modelos espaciais adotados foi adequado, considerando que os índices propostos se aplicam à caracterização de unidades territoriais de analise de grande abrangência geográfica (microrregiões) em subsídio a planejamentos setoriais (Recursos hídricos; Agricultura) de nível estratégico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERRAZ, R. P. D.; SIMÕES, M.; DUBREUIL, V. CÁLCULO DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE EXPANSÃO DA CULTURA CANAVIEIRA - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A EXTRACAO DE DADOS MULTIFONTES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44707. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44707. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").