EXTRAÇÃO DE DADOS DE MODELOS ESPACIALIZADOS VISANDO O CÁLCULO DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE SUSTENTABILIDADE HIDRICA DA CULTURA CANAVIEIRA

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo P. Demonte Ferraz
Margareth Simões
Vincent Dubreuil

Resumo

O presente artigo objetivou apresentar os procedimentos metodológicos e as técnicas de geoprocessamento utilizadas para a extração de dados de bases cartográficas temáticas e de modelos hídricos espacializados requeridos para o cálculo de indicadores de sustentabilidade hídrica da cultura canavieira em quatro Microrregiões do Estado de Goiás: Sudoeste de Goiás, Vale do Rio dos Bois, Quirinópolis e Meia Ponte. Os diversos dados espaciais em formato shape, adquiridos de fontes secundárias e de modelos especificamente elaborados para este fim foram introduzidos em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), no qual, por meio de técnicas simples de geoprocessamento, foram ajustados e integrados para a obtenção dos dados (grandezas físicas) utilizados para a determinação de indicadores (índices) propostos pelo Sistema de Indicadores para a Avaliação do Potencial de Sustentabilidade Hídrica da Atividade Canavieira - SISH-Cana (FERRAZ, 2012). Os resultados demonstram a pertinência das técnicas utilizadas e do nível de precisão e detalhamento dos modelos espaciais adotados, considerando que os índices aplicam-se para a avaliação de unidades territoriais de analise em nível de microrregião com vistas a planejamentos territoriais e/ou setoriais em nível estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERRAZ, R. P. D.; SIMÕES, M.; DUBREUIL, V. EXTRAÇÃO DE DADOS DE MODELOS ESPACIALIZADOS VISANDO O CÁLCULO DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE SUSTENTABILIDADE HIDRICA DA CULTURA CANAVIEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43865. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43865. Acesso em: 13 jun. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo P. Demonte Ferraz, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Margareth Simões, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vincent Dubreuil, Université Rennes 2

Université Rennes 2 Lab. Costel UMR 6554 CNRS-LETG