USO DE ISOLANTE ELETROMAGNÉTICO NA ATENUAÇÃO DO EFEITO MULTICAMINHO NO POSICIONAMENTO GPS DE PLATAFORMAS EULERIANAS EM MASSAS DE ÁGUA

Conteúdo do artigo principal

Anderson Renato Viski
Claudia Pereira Krueger
Tobias Bleninger

Resumo

O efeito multicaminho é um problema no posicionamento geodésico estático ou cinemático, ele pode causar erros na determinação de coordenadas geodésicas que podem variar de poucos milímetros até metros. Entre as várias técnicas existentes para atenuar este efeito foi desenvolvido, para este fim, um protótipo de um material denominado AEM (Atenuador do Efeito de Multicaminho). Ele visa absorver ondas atenuadas. Nesta pesquisa verificou-se a influência do efeito multicaminho no posicionamento estático e cinemático sobre massas de água doce empregando-se dois métodos para análise da redução deste efeito. Utilizaram-se materiais isolantes eletromagnéticos e antena do tipo Choke Ring, os quais foram acoplados sobre plataformas do tipo Eulerianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VISKI, A. R.; KRUEGER, C. P.; BLENINGER, T. USO DE ISOLANTE ELETROMAGNÉTICO NA ATENUAÇÃO DO EFEITO MULTICAMINHO NO POSICIONAMENTO GPS DE PLATAFORMAS EULERIANAS EM MASSAS DE ÁGUA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44726. Acesso em: 16 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anderson Renato Viski, Universidade Federal do Paraná

DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>