AVALIAÇÃO DA ORIGEM DE FOCOS DE CALOR EM ANOS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apesar da diminuição das taxas de desmatamento na Amazônia, as queimadas têm aumentado devido à associação entre práticas de manejo da terra e aumento da frequência de estiagens mais intensas. No presente trabalho mensurou-se o tipo de uso e cobertura da terra que mais queimou em um ano de seca extrema (2010) em comparação com dois anos de precipitação normais (2008 e 2012). Em seguida foi avaliada a associação entre os focos de calor em floresta e quais os tipos de uso e cobertura da terra que mais influenciam na propagação do fogo para a floresta. A área de estudo selecionada foi o município de São Félix do Xingu - Pará. Os resultados obtidos demonstraram que a classe pastagem apresentou maior influência na proximidade com focos de calor em florestas. Além disso, o maior déï¬cit hídrico de 2010 contribuiu para a intensiï¬cação das queimadas associado às fontes humanas de propagação do fogo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROSAN, T. M.; ANDERSON, L. O.; VEDOVATO, L. AVALIAÇÃO DA ORIGEM DE FOCOS DE CALOR EM ANOS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44331. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44331. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").