GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE PRODUTOS DERIVADOS DE IMAGENS AVHRR-NOAA PARA MONITORAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS DO PANTANAL

Conteúdo do artigo principal

João Francisco Gonçalves Antunes
Júlio César Dalla Mora Esquerdo

Resumo

O monitoramento ambiental do Pantanal Brasileiro pode ser auxiliado com o uso de métodos de sensoriamento remoto por meio de imagens do satélite NOAA. Este artigo aborda o processamento automático de uma série multitemporal de imagens AVHRR-NOAA para monitoramento de grandes áreas inundáveis do Pantanal. Os resultados mostraram que quando as imagens apresentaram baixa cobertura de nuvens, o sistema foi eficaz, gerando produtos geometricamente precisos, com erros abaixo de um pixel. Os dados de reflectância da banda do infravermelho médio possibilitaram o monitoramento de áreas inundáveis no Pantanal durante outubro de 2005 a setembro de 2006. Pode-se concluir que o período das cheias é bastante variável em toda a planície do Pantanal, ocorrendo de leste para oeste e de norte para sul. O sistema desenvolvido para processamento e geração de produtos das imagens AVHRR-NOAA mostrou-se uma ferramenta fundamental de infra-estrutura, por aliar automação e precisão na metodologia apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTUNES, J. F. G.; ESQUERDO, J. C. D. M. GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE PRODUTOS DERIVADOS DE IMAGENS AVHRR-NOAA PARA MONITORAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS DO PANTANAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43966. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43966. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Francisco Gonçalves Antunes, Embrapa Informática Agropecuária

Possui graduação em Estatística (1989) e em Matemática Aplicada e Computacional (1991) pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Engenharia Agrícola na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atua como pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária desde 1994, exercendo atividades de gerência e desenvolvimento de sistemas de informação. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase no uso de geotecnologias voltadas ao monitoramento agrícola e ambiental, abordando temas de pesquisa relacionados a sensoriamento remoto, geoprocessamento, reconhecimento de padrões e classificação de imagens.

Júlio César Dalla Mora Esquerdo, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Trabalhou na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp como Docente do Laboratório de Geoprocessamento. Atualmente é pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, atuando na área de Geotecnologias voltadas ao monitoramento agrícola e ambiental.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)