GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE PRODUTOS DERIVADOS DE IMAGENS AVHRR-NOAA PARA MONITORAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS DO PANTANAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O monitoramento ambiental do Pantanal Brasileiro pode ser auxiliado com o uso de métodos de sensoriamento remoto por meio de imagens do satélite NOAA. Este artigo aborda o processamento automático de uma série multitemporal de imagens AVHRR-NOAA para monitoramento de grandes áreas inundáveis do Pantanal. Os resultados mostraram que quando as imagens apresentaram baixa cobertura de nuvens, o sistema foi eficaz, gerando produtos geometricamente precisos, com erros abaixo de um pixel. Os dados de reflectância da banda do infravermelho médio possibilitaram o monitoramento de áreas inundáveis no Pantanal durante outubro de 2005 a setembro de 2006. Pode-se concluir que o período das cheias é bastante variável em toda a planície do Pantanal, ocorrendo de leste para oeste e de norte para sul. O sistema desenvolvido para processamento e geração de produtos das imagens AVHRR-NOAA mostrou-se uma ferramenta fundamental de infra-estrutura, por aliar automação e precisão na metodologia apresentada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANTUNES, J. F. G.; ESQUERDO, J. C. D. M. GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE PRODUTOS DERIVADOS DE IMAGENS AVHRR-NOAA PARA MONITORAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS DO PANTANAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43966. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43966. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").