USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES DOS ESTADOS DINÂMICOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste trabalho é realizar, a partir do uso de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, a avaliação das alterações dos estados dinâmicos da paisagem na bacia hidrográfica do rio São João (BHRSJ) em diferentes temporalidades. Para tal, analisamos a radiação solar, a dinâmica de inundação das planícies fluviais e a evolução do uso e cobertura da Terra na BHRSJ, utilizando classificação baseada em objetos sobre imagens Landsat 5 TM e extração automática de informações sobre o MDE Topodata. Todos os processos e fenômenos foram estudados em escala de 1:100.000, tendo os resultados apresentados a partir de gráficos, mapas e tabelas. A partir das análises realizadas, podemos afirmar que a paisagem na BHRSJ possui estados de: curta (diária), média (estações do ano) e longa duração (décadas), que devem ser amplamente compreendidos antes que possamos tomar ações voltadas para conservação ou recuperação geossistêmica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SEABRA, V. da S.; CRUZ, C. M. USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES DOS ESTADOS DINÂMICOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n2-43914. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43914. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").