GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE COMPOSTOS UTILIZANDO IMAGENS DO SENSOR PRISM/ALOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a geração de Modelos Digitais de Superfície (MDSs) simples e MDSs compostos utilizando dados do sensor PRISM - Panchromatic Remote Sensing Instrument for Stereo Mapping que se encontra a bordo do Satélite ALOS (Advanced Land Observing Satellite) obtidos no modo Triplet. Foram gerados 54 MDSs e aplicados quatro tipos de teste, visando avaliar, que verificaram o número mínimo de pontos de ligação necessários, o uso da metodologia proposta por IBGE (2009), a influência do acréscimo de pontos de controle e combinação de visadas associadas ao uso de diferentes estratégias de correlação. Os MDSs foram avaliados com base no Decreto-Lei 89.817/1984. A última análise consistiu na realização de um refinamento nos valores de altitude dos MDSs que apresentaram melhores resultados, através do emprego da Fórmula de Koppe modificada por Kraus (2004). Esta fórmula foi adaptada para uso em uma imagem orbital no intuito de se obter um indicativo da localização do erro altimétrico em cada MDS, gerando um novo modelo, denominado MDS Composto. Os resultados permitiram constatar que os dados PRISM permitem a obtenção de MDSs compatíveis com a Escala de 1:25.000. O uso da Fórmula de Koppe modificada se mostrou viável, embora seja necessário testar e avaliar a metodologia e os parâmetros utilizados em regiões com outras características.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
EGG, G. C.; GRIPP JR., J.; MEDEIROS, N. da G. GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE COMPOSTOS UTILIZANDO IMAGENS DO SENSOR PRISM/ALOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43873. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43873. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").