DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA DE GEOPOTENCIAL DO DATUM VERTICAL BRASILEIRO RELATIVA AO EARTH GRAVITY MODEL 2008

Conteúdo do artigo principal

Vagner Gonçalves Ferreira
Silvio Rogério Correia de Freitas
Bernhard Heck

Resumo

Neste trabalho são apresentadas a determinação e análise da diferença de geopotencial do Datum Vertical Brasileiro em relação ao geoide associado ao Earth Gravity Model 2008 (EGM2008). Empregou-se o EGM2008 devido à alta resolução do mesmo, para a área de estudos, 8,06 km. Para a região no entorno do Datum Vertical Brasileiro o Earth Gravity Model 96 (EGM96) não apresenta resolução suficiente para refletir as componentes de alta frequência do campo da gravidade. Neste caso, seria necessária uma área suficientemente grande com informações GNSS/Nivelamento para suavizar a alta frequência das componentes da gravidade. O afastamento vertical da origem do sistema de altitudes brasileiras em relação à superfície equipotencial do EGM2008 foi determinado com um método estruturado com base na análise nos resíduos do geopotencial sobre uma rede primária regional de 20 pontos GNSS/Nivelamento associados à gravimetria e um conjunto de estações derivadas. O afastamento vertical das superfícies correspondentes e, consequentemente, a diferença de potencial entre as duas superfícies foram determinados respectivamente como de
-0,310,01m e 3,04-+0,08 m2s-2. Como destaque do método desenvolvido evidencia-se a possibilidade da determinação do afastamento vertical com vistas à unificação de data altimétricos sem o cálculo de modelos geoidais, e como consequência, sem a propagação dos erros envolvidos no cálculo destes modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, V. G.; FREITAS, S. R. C. de; HECK, B. DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA DE GEOPOTENCIAL DO DATUM VERTICAL BRASILEIRO RELATIVA AO EARTH GRAVITY MODEL 2008. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43683. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43683. Acesso em: 26 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vagner Gonçalves Ferreira, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática

Silvio Rogério Correia de Freitas, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática

Bernhard Heck, Universidade de Karlsruhe

Instituto de Geodésia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)