DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA DE GEOPOTENCIAL DO DATUM VERTICAL BRASILEIRO RELATIVA AO EARTH GRAVITY MODEL 2008
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho são apresentadas a determinação e análise da diferença de geopotencial do Datum Vertical Brasileiro em relação ao geoide associado ao Earth Gravity Model 2008 (EGM2008). Empregou-se o EGM2008 devido à alta resolução do mesmo, para a área de estudos, 8,06 km. Para a região no entorno do Datum Vertical Brasileiro o Earth Gravity Model 96 (EGM96) não apresenta resolução suficiente para refletir as componentes de alta frequência do campo da gravidade. Neste caso, seria necessária uma área suficientemente grande com informações GNSS/Nivelamento para suavizar a alta frequência das componentes da gravidade. O afastamento vertical da origem do sistema de altitudes brasileiras em relação à superfície equipotencial do EGM2008 foi determinado com um método estruturado com base na análise nos resíduos do geopotencial sobre uma rede primária regional de 20 pontos GNSS/Nivelamento associados à gravimetria e um conjunto de estações derivadas. O afastamento vertical das superfícies correspondentes e, consequentemente, a diferença de potencial entre as duas superfícies foram determinados respectivamente como de
-0,310,01m e 3,04-+0,08 m2s-2. Como destaque do método desenvolvido evidencia-se a possibilidade da determinação do afastamento vertical com vistas à unificação de data altimétricos sem o cálculo de modelos geoidais, e como consequência, sem a propagação dos erros envolvidos no cálculo destes modelos.
-0,310,01m e 3,04-+0,08 m2s-2. Como destaque do método desenvolvido evidencia-se a possibilidade da determinação do afastamento vertical com vistas à unificação de data altimétricos sem o cálculo de modelos geoidais, e como consequência, sem a propagação dos erros envolvidos no cálculo destes modelos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, V. G.; FREITAS, S. R. C. de; HECK, B. DETERMINAÇÃO DA DIFERENÇA DE GEOPOTENCIAL DO DATUM VERTICAL BRASILEIRO RELATIVA AO EARTH GRAVITY MODEL 2008. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43683. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43683. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").