ANÁLISE DO VÍNCULO DO DATUM VERTICAL BRASILEIRO A UM SISTEMA GLOBAL DE ALTITUDES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As diversas redes verticais fundamentais no mundo não formam um Sistema Global de Altitudes (SGA) consistente, pois cada uma, em geral, recorre a um nível de referência particular ao qual se associa hipoteticamente uma determinada superfície equipotencial do campo da gravidade denominada geóide local. Usualmente, este o "geóide local" é suposto ser "materializado" pelo Nível Médio do Mar (NMM) local observado durante certo período de tempo. A modelagem de cada geóide em áreas continentais é em geral realizada determinando o chamado geóide gravimétrico para os quais concorrem principalmente as anomalias da gravidade. Este é um procedimento que pode ser vicioso uma vez que anomalias da gravidade utilizadas podem estar referidas a diferentes geóides locais associados aos Data Verticais (DVs) obtidos inclusive em diferentes épocas. Outro problema na determinação dos geóides gravimétricos é o fato de considerar de forma preferencial dados de gravidade de um dos subespaços - oceano ou continente, o que influencia no valor geopotencial dos diversos DVs e consequentemente no cálculo da discrepância relacionada ao valor de referência do geopotencial global. O presente trabalho está centrado nas estratégias de integração/fusão de dados de múltiplas fontes, em ambos os subespaços referidos, visando à determinação da relação do Datum Vertical Brasileiro (DVB) com um SGA com base na determinação do geóide/quase-geóide na área de estudos, aplicando-se diferentes estratégias para solução do Problema do Valor de Contorno da Geodésia (PVCG).
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").