Uso de mandalas formativas no processo ensino-aprendizagem remoto

relato de experiência à luz da pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61042

Palavras-chave:

Educação, Ensino em saúde, Ensino remoto, Mandalas, Paulo Freire

Resumo

O contexto proporcionado pela COVID-19 trouxe modificações em múltiplas áreas, especialmente na educação, em que professores necessitaram de diversos recursos para desenvolverem atividades de forma remota, a exemplo das mandalas que, no ensino em saúde, configuram-se como as dobras e brechas que se abrem na concepção de formação e produção de conhecimento. Este estudo objetiva descrever a experiência do uso de mandalas formativas no ensino remoto à luz da pedagogia freiriana. Trata-se de um relato de experiência vivenciado a partir de uma disciplina ministrada em um programa de saúde coletiva de uma universidade do nordeste brasileiro durante os meses de agosto e setembro de 2020. A disciplina contou com nove encontros virtuais, sendo que em três deles foram utilizadas as mandalas como estratégia de ensino. As mandalas demonstraram-se relevantes ao processo ensino-aprendizagem, oportunizando momentos de debates e reflexões com os conceitos nela imbricados, apresentando peculiaridades e diferenciando-se umas das outras pelas suas características. Por meio delas tornou-se possível externalizar sentimentos, saberes, experiências acadêmicas e profissionais, além do atravessamento com a pedagogia freiriana. Faz-se necessário que experiências como essa sejam divulgadas nos diversos cenários de ensino, propagando estratégias que sejam facilitadoras da aprendizagem com reflexão e compromisso de transformação da(s) realidade(s).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Brasil.

Rafael Bezerra Duarte, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor no Centro Universitário Vale do Salgado, Ceará, Brasil.

Lorrainy da Cruz Solano, Prefeitura Municipal de Mossoró

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brasil; enfermeira assistencial da Prefeitura Municipal de Mossoró, Ceará, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco.

 

Referências

ANTONINI, F. O. et al. Itinerário de pesquisa de Paulo Freire em produções de programas de pós-graduação em Saúde. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v. 22, n. 2, p. 157-164, mar. 2021. Doi: 10.47456/rbps.v22i2.24517. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/24517. Acesso em: 3 abr. 2021.

BARBIERI, A. F.; NOMA, A. K. A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital? Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 161-187, jan./mar. 2017. Doi: 10.5007/2175-795X.2017v35n1p161. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n1p161. Acesso em: 15 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/conteudo/midia/arquivos/miolo-caderno-eps2.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

CLARO, L. C.; LIMA, C. A. Entre rodas e mandalas: uma experiência na formação pedagógica. Gepesvida, São José, v. 4, n. 8, p. 95-109, 2018. Disponível em: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/291/129. Acesso em: 17 out. 2020.

CRUZ, P. J. S. C.; CARVALHO, L. E.; ARAÚJO, R. S. Amorosidade como princípio das práticas de saúde orientadas pela educação popular: um estudo bibliográfico.

APS, Juiz de Fora, v. 21, n. 4, out./dez. 2018. Doi: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.16443. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16443. Acesso em: 1º dez. 2020.

DANTAS, M. A.; SILVA, M. R. F.; CASTRO JÚNIOR, A. R. Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, 2020. Doi: 10.1590/Interface.190205. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9RY7LtvP7MVKFkvBXv36Pkv/?lang=pt#. Acesso em: 16 ago. 2021.

D'AVILA, C.; FERREIRA, L. G. Concepções pedagógicas na educação superior: abordagens de ontem e de hoje. In: D'AVILA, C.; MADEIRA, A. V. (org.). Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 21-46. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29316/1/atelie-didatico-RI.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

FARACO, R. L. P. S. et al. Metodologias ativas no mestrado profissional em ensino na saúde: ampliando os espaços de construção do conhecimento. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 6, p. 1-20, abr. 2020. Doi: 10.33448/rsd-v9i6.3469. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7435448. Acesso em: 5 dez. 2020.

FERREIRA, L. G. Mandalas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educ, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 61-76, out./dez. 2020. Doi: 10.22481/praxisedu.v15i35.5660. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 3 abr. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.

FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013c.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2013b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013a.

GOMES, C. S. F.; GUERRA, M. G. G. V. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 4-15, set./dez. 2020. Doi: 10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847/30286. Acesso em: 12 maio 2021.

GUIMARÃES, C. A.; SOARES, N. V.; MAZURECK, C. O impacto do Programa Saúde na Escola sob a ótica de docentes e profissionais da saúde. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas, Santo Ângelo, v. 2, n. 1, p. 32-40, 2018. Doi: 10.31512/ricsb.v2i1.2678. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322642432.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação à distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, p. 1-29, maio 2020. Doi: 10.33448/rsd-v9i7.4299. Disponível em: http://www.uece.br/ppcclis/wp-content/uploads/sites/55/2020/08/Artigo-1-2.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Rev escola, professor, educação e tecnologia, Recife, v. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em: 10 out. 2020.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

MACEDO, K. D. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis na inovação no ensino em saúde. Esc. Anna Nery Rev. Enferm, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 1-9, jul. 2018. Doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452018000300704&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 out. 2020.

NUNES, J. A pandemia de COVID-19: securitização, crise neoliberal e a vulnerabilização global. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, maio 2020. Doi: 10.1590/0102-311X00063120. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000500501. Acesso em: 20 out. 2020.

PEDROSA, J. I. S. Das possibilidades experienciadas à potência de formar em saúde. In: CECCIM, R. B. et al. (org.). In-formes da atenção básica: aprendizados de intensidade por círculos em rede. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. p. 205-216.

PINHEIRO, L. V. R. Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Inf. & Soc. Est., João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 115-134, set./dez. 2018. Doi: 10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n3.43317. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/43317/22019. Acesso em: 19 out. 2020.

RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação. Rev. Diálogo Educ, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 797-819, abr./jun. 2020. Doi: 10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26426. Acesso em: 23 out. 2020.

SILVA, C. S.; BODSTEIN, R. C. A. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em promoção da saúde na escola. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 1777-1788, jun. 2016. Doi: 10.1590/1413-81232015216.08522016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000601777&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 out. 2020.

SOLANO, L. C. Mandala formativa e a unidade básica de saúde escola: as residências em saúde nos cenários de práticas da atenção básica. 2020. 141 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

SOUSA, M. C.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1.781-1.790, 2017. Doi: 10.1590/1413-81232017226.24262016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/nGRj8mdvvwZHvy6G76MrjfJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 out. 2020.

SOUSA, S. M. F. et al. Os encontros e desencontros do ensino presencial, à distância e remoto em tempos de COVID-19. Transformar, Itaperuna, v. 14 (esp.), p. 38-51, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/374. Acesso em: 18 out. 2020.

YUNES, E. Leitores a caminho: formando agentes de leitura. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

MARINHO, M. N. A. de S. B. .; DUARTE, R. B. .; SOLANO, L. da C. .; SILVA, M. R. F. da. Uso de mandalas formativas no processo ensino-aprendizagem remoto: relato de experiência à luz da pedagogia freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 366–382, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61042. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61042. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)