Na trama das experiências educativas e formativas emancipatórias
o risco do bordado da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão Popular em Escolas de Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-67082Palabras clave:
Processos Educativos, Educação Popular, Projetos de IntervençãoResumen
Este texto apresenta narrativas refletidas sobre a criação e implementação da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE), em tempos de pandemia de Covid-19. Ele revela sinais das tramas de experiências educativas, formativas e coletivas dos encontros com profissionais da Rede de Educação Básica e de outros espaços formativos no movimento permanente de construção e desenvolvimento da referida Rede, no âmbito do município de Uberlândia-MG. Assim, em termos estruturais, o texto está organizado em três seções: a primeira retoma as narrativas de profissionais da educação básica cooperados da RECEPE, bem como o contexto de produção dessas narrativas, acompanhado das evidências da potencialidade da escuta interessada. A segunda traz as experiências anteriores à criação da RECEPE, e a terceira apresenta narrativas refletivas sobre ela. Por último, é preciso considerar que o trabalho no âmbito da RECEPE é colaborativo-solidário, que prima pela perspectiva de pesquisa militante, de extensão popular e ensino problematizador, pautando a elaboração e implementação de projetos interventivos de ensino, pesquisa e extensão que estejam em diálogo com os pressupostos da Educação Popular, em defesa de uma educação transformadora.
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