Aquela travessia durou só um instantezinho enorme
seguindo na busca por compreensões das pesquisas em educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-71090Palavras-chave:
Grupo de Trabalho, ANPEd, Educação Popular, Processos, 40 anosResumo
Este artigo, de natureza teórica e ensaística, tem como objetivo investigar a produção científica dos últimos 21 anos nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente do Grupo de Trabalho 06 – Educação Popular. Para tanto, garimpamos palavras geradoras presentes nessas publicações e buscamos apreender como essa práxis educativa vem alicerçando a cosmovisão do grupo por meio das pesquisas e práticas que a sustenta. A metodologia se assentou em estudo qualitativo, descritivo e analítico por meio do Estado da Arte. Para a coleta de dados utilizamos o aplicativo Voyant tools. O corpus teórico consiste em 48 resumos expandidos e 223 trabalhos completos, com a participação de 245 autoras e 93 autores. A análise dos dados foi realizada tomando as dez palavras geradoras mais frequentes nessas publicações e articulando-as com referencial específico. Os resultados indicam que a Educação Popular que emerge das pesquisas do GT06 é biófila e majoritariamente freiriana, feminina e feminista. Ademais, a EP foi para a escola! Os processos de pesquisa e ação sedimentam caminhos com os grupos sociais periféricos com quem são investigadas práticas na educação escolar/não escolar, na saúde e na cultura, mediatizadas pelo mundo.
Downloads
Referências
AZIBEIRO, N. E. Qual o jeito do GT06? Uma incursão em busca de pistas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2004. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/qual-o-jeito-do-gt-06-uma-incursao-em-busca-de-pistas. Acesso em: 18 set. 2023.
BATISTA, M. S. X. Educação Popular em movimentos sociais: construção coletiva de concepções e práticas educativas emancipatórias. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-popular-em-movimentos-sociais-construcao-coletiva-de-concepcoes-e-praticas. Acesso em: 18 set. 2023.
BELLO, A.; ESTÉBANEZ, M. E. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 2022. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
BRANDÃO, C. R. O que é a educação? Goiânia: Espaço, 2020.
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Memórias dos anos sessenta. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 23, n. 49, 2017. DOI 10.1590/S0104-71832017000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/JXKXLMzzHtJCsDBJ74gqndF/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias & Letras, 2006. p. 21-54.
BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. Criar com o outro: o educador do diálogo. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 7, n. 1, 2009. DOI 10.14393/REP-2008-20096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20096. Acesso em: 18 set. 2023.
BRAYNER, F. H. A. Homens e mulheres de palavra: sobre o diálogo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/homens-e-mulheres-de-palavra-sobre-o-dialogo. Acesso em: 18 set. 2023.
CORDEIRO, D. Q. R. A mulher e a docência: histórias de militância. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2013. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/mulher-e-docencia-historias-de-militancia. Acesso em: 18 set. 2023.
ESTEBAN, M. T. Diálogos sobre formação docente para a formação de uma escola pública popular. Série-Estudos, Campo Grande, v. 24, n. 52, p. 171-192, set./dez. 2019. DOI 10.20435/serie-estudos.v20i52.1355. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1355. Acesso em: 18 set. 2023.
ESTEBAN, M. T. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 9-17, jan./abr. 2007. DOI 10.1590/S0101-32622007000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/nfzYTnD5HPLQLsrvk3zCk4G/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.
ESTEBAN, M. T.; TAVARES, M. T. G. Educação Popular e a escola pública: antigas questões e novos horizontes. In: STRECK, D.; ESTEBAN, M. T. Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 293-307.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.
FLEURI, R. Apresentação GT06 educação popular. 1999. Disponível em: https://www.anped.org.br/grupos-de-trabalho/gt06-educa%C3%A7%C3%A3o-popular. Acesso em: 14 set. 2023.
FLEURI, R. M.; COSTA, M. V. Travessia: questões e perspectivas emergentes na pesquisa em educação popular. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. DOI 10.1590/S0103-40142001000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época v. 23).
GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
JARA, O. H. A educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa; CEAAL; ENFOC, 2020.
NÓBREGA, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. DOI: 10.18222/eae153020042148. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 18 set. 2023.
PAVAN, R. A contribuição de Paulo Freire para a Educação Popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2008. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/contribuicao-de-paulo-freire-para-educacao-popular-uma-analise-do-gt-de-educacao. Acesso em: 18 set. 2023.
PEDROSA, J. I. S. Educação Popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 13- 18. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
PONTUAL, P. C.; DELGADO MACHADO, M. A. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular. Práxis Educativa, Ponta
Grossa, v. 16, p. 1–20, 2021. DOI 10.5212/PraxEduc.v.16.16623.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16623. Acesso em: 8 maio 2023.
SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. A resistência propositiva popular nos contextos escolares e não escolares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 40., 2021, Belém. Anais [...] Belém: ANPed, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/40reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=31. Acesso em: 18 set. 2023.
SOUZA, T. Z.; VASCONCELOS, V. O. Negando a negação: arquivos e memórias sobre a presença negra em Uberaba/MG. Curitiba: Appris, 2019.
STRECK, D. R. Uma pedagogia em movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. In: MAFRA, Jason et al. (org.). Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora L, 2009. p. 63-72.
TAVARES, M. T. G. (Re)pensando o Vozes da Educação em São Gonçalo: desafios contemporâneos para a formação de professores(as) em periferias urbanas. In: TAVARES, M. T. G.; BRAGANÇA, I. F. S. Vozes da educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente. Niterói: Intertexto, 2016. p. 75-98.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 18-30.
VASCONCELOS, V. O. Diálogos às margens: reinventando a educação popular em contextos de trabalho comunitário e pesquisa. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisa em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 195-212.
VASCONCELOS, V. O.; BRANDÃO, C. R. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: reflexões sobre (re)existência no Brasil e na América Latina. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 294-313, 2018. DOI 10.12957/riae.2018.38029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/38029. Acesso em: 18 set. 2023.
WALSH, C. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando. Notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados: Educación Y Sociedad, n. 1, p. 17-31, 2014. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/1075. Acesso em: 18 set. 2023.
ZITKOSKI, J. J. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã Educação, Santa Maria, v. 42, n. 1, p. 73-84, 2017. DOI 10.5902/1984644420447. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20447. Acesso em: 18 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valéria Oliveira de Vasconcelos, Tiago Zanquêta de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.