Vida Maria

realidade, reflexão, a história cíclica e a cultura escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72672

Palavras-chave:

Vida Maria, Cultura escolar, Educação

Resumo

Este artigo analisa o documentário Vida Maria, explorando a interseção entre cultura, educação e realidade socioeconômica no contexto do sertão nordestino. O problema central abordado é como os elementos culturais presentes no curta-metragem influenciam as experiências e perspectivas dos personagens, em particular da protagonista Maria. Os objetivos incluem compreender a relação entre cultura escolar e desenvolvimento humano, bem como investigar como as condições de vida impactam a educação em contextos desfavorecidos. Predomina a metodologia qualitativa, com análise crítica do conteúdo do documentário à luz de Carlos Rodrigues Brandão. Os resultados destacam a estreita relação entre cultura, educação e oportunidades, evidenciando a importância da reflexão acerca das desigualdades presentes na sociedade. Concluiu-se, pois, que a educação e a cultura desempenham papéis fundamentais na formação das identidades e perspectivas dos indivíduos, ressaltando a necessidade de políticas educacionais inclusivas e igualitárias.

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Biografia do Autor

Cleberson Pinelli Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor na rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil. 

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; líder do grupo de pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-Uniube).

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

RIBEIRO, C. P.; NOVAIS, G. S. Vida Maria: realidade, reflexão, a história cíclica e a cultura escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 235–252, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72672. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72672. Acesso em: 21 nov. 2024.