Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia
engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62009Palabras clave:
Educação ambiental, Educação do campo, Desenvolvimento sustentávelResumen
O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.
Descargas
Citas
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
COELHO, O. A. M.; MELO, J. S.; ARAUJO, M. L. F. Diagnóstico socioambiental na escola pública como indicador de problemas e sonhos de jovens do ensino médio. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 64., 2012, São Luís. Anais [...]. São Luíz: UFMA, 2012. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/2323.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos & Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Doi: 10.12957/epp.2019.43015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 10 jun. 2021.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História da educação brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
KOLYNIAK FILHO, C. Teoria, prática e reflexão na formação do profissional em educação física. In: SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5., 1996, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Motriz, 1996. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6544. Acesso em: 15 jun. 2021.
LIN, C.; ZHOU, S. L.; WU, S. H. Using hyperspectral reflectance to detect different soil erosion status in the Subtropical Hilly Region of Southern China: a case study of Changting, Fujian Province. Environment Earth Science, California, p. 1.661-1.670, 2013. Doi: 10.1007/s12665-013-2253-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12665-013-2253-y. Acesso em: 10 jun. 2021.
MANEIA, A.; CARMO, W.; KROHLING, A. Meio ambiente e cidadania: uma perspectiva sobre o desenvolvimento sustentável. REGET, Santa Maria, v. 18, n. 1, p. 220-227, 2014. Doi: 10.5902/2236117011261. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/11261/pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
OLIVEIRA, A. P.; SILVA, R. P. Percepção e sensibilização ambiental de educadores de uma creche municipal localizada no município de Cuiabá-MT. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Palhoça, v. 4, n. 2, p. 273-291, 2015. Doi: 10.19177/rgsa.v4e22015273-291. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/2317. Acesso em: 10 jun. 2021.
PINTO, R. A. C. G. A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/571. Acesso em: 15 jun. 2021.
RODRIGUES, R. M. A história, autores e atores: compreensão do mundo, educação e cidadania. Fortaleza: Editora da UFC, 2013.
RUSCHEINSKY, A. (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Adriana de Sá Passos Santos, René Geraldo Cordeiro Silva Júnior, Michelle Christini Araújo Vieira, Braz José do Nascimento Júnior, Alineaurea Florentino Silva, Kedma Magalhães Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.