Farmácia para comunidade

compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-61816

Palavras-chave:

Ludicidade, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em saúde

Resumo

Compartilhar informações saudáveis com a comunidade é a finalidade da educação popular em saúde. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi divulgar as ações de um projeto que buscou aplicar conhecimentos científicos na promoção da saúde, tendo como público-alvo adolescentes escolares. A metodologia deste relato de experiência está baseada em dois eventos de extensão, um festival cultural e uma feira de saúde. O festival trabalhou com temas da saúde, por meio do psicodrama pedagógico, teatro, paródias e literatura de cordel. A feira buscou promover a saúde por meio da exposição de modelos didáticos, jogos educativos e mesas temáticas. O festival teve a participação de 78 alunos de escola de Ensino Médio, que serviram de plateia interativa, além de 122 alunos de graduação em Farmácia que apresentaram os temas e 5 professores avaliadores. A feira teve a participação de 13 professores avaliadores e 120 graduandos expositores. Conclui-se que o projeto foi um sucesso dentro de suas propostas metodológicas e pedagógicas, pois realizou atividades de educação em saúde com os adolescentes, contextualizando o processo de ensino-aprendizagem a partir de ferramentas lúdicas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Braz José do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

  • Manoel Augusto Freitas Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

  • Lidione Brito Souto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

  • Angely Anny de Castro Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; Enfermeira em Estratégia Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Petrolina, Pernambuco, Brasil.

  • Denes Dantas Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil.

Referências

BRASIL. Resolução CNS nº 546, de 7 de abril de 2017. Aprova a Nota Técnica nº 005/2017 contendo recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso546.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 22 jun. 2021.

CANEL, R. C.; PELICIONI, M. C. F. Psicodrama pedagógico: uma técnica participativa para estratégias de promoção de saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 426-433, jul./set. 2007. Doi: 10.15343/0104-7809.200731.3.13. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/55/13_psicodram_pedagogico.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

FERNANDES, V. R.; KELLERMANN, M. S. Ao encontro do Psicodrama Pedagógico: uma ferramenta de auxilio ao ensino para adultos. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 18., 2009, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em: https://www2.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CH/CH_00788.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

FERREIRA, M. L. S. et al. Feira de saúde do curso de medicina da UFRR: uma aproximação com a comunidade. Revista Brasileira de Eeducação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 310-314, jun. 2010. Doi: 10.1590/S0100-55022010000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n2/a17v34n2.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

MODESTO, A. P. dos S.; SILVA, K. G. de O.; FUKUI, R. K. A promoção da ludicidade no processo de aprendizagem. Psicologia & Saberes, Maceió, v. 9, n. 14, p. 4-21, 2020. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1151. Acesso em: 22 jun. 2021.

MOURATO, M. G. S. et al. Saúde e educação: o uso de metodologias lúdicas no ensino e na promoção da saúde. Extramuros, Petrolina, v. 3, n. 1, p. 340-354, jun. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/717/487. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J.; XAVIER, M. R.; PINHEIRO, C. C. G. Morfofarma: feira de morfologia para promoção da saúde e consolidação de conhecimentos. Extramuros, Petrolina, v. 1, n. 1, p. 41-46, jan./jul. 2013. Disponível em: http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/233/88. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. et al. Educação em saúde de adolescentes escolares nas formas expositivas e lúdicas: drogas e DST. Cereus, Gurupi, v. 8, n. 2, p. 2-22, maio/ago. 2016. Doi: 10.18605/2175-7275/cereus.v8n2p2-22. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1132/455. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. Anais do Farmacodrama III: festival de teatro, literatura de cordel e música educativa. Petrolina: Univasf, 2017. 82 p. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/00000d/00000d01.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

SANTOS, M. P. S. et al. A paródia: uma estratégia educativa para conhecimentos relacionados à saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 19, n. 3, p. 86-98. 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/16158540-A-parodia-uma-estrategia-educativa-para-conhecimentos-relacionados-a-saude.html. Acesso em: 22 jun. 2021.

SANTOS, C. A. A.; PARO, C. A. A interface entre o teatro e as práticas educativas em saúde no contexto da atenção primária à saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 169-180, jan./abr. 2018. Doi: 10.14393/REP-v17n12018-rel05. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40879/pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

SILVA, R. L. et al. Literatura de cordel e educação em saúde: análise textual do cordel HIV/AIDS. Revista Brasileira de Saúde Funcional, Cachoeira, v. 1, n. 2, p. 57-75, dez. 2017. Disponível em: https://seer-adventista.com.br/ojs3/index.php/RBSF/article/view/936/740. Acesso em: 22 jun. 2021.

TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M.; SANTOS, J. M. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto e Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 326-34, 2007. Doi: 10.1590/S0104-07072007000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v16n2/a17v16n2.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

VALLIM, M. B. R. Um modelo reflexivo para formação de engenheiros. 2008. 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91119/259881.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jun. 2021.

Downloads

Publicado

29-04-2022 — Atualizado em 17-01-2023

Versões

Como Citar

NASCIMENTO JÚNIOR, Braz José do; SANTOS, Manoel Augusto Freitas; SOUTO, Lidione Brito; ALENCAR, Angely Anny de Castro; VIEIRA, Denes Dantas. Farmácia para comunidade: compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 356–369, 2023. DOI: 10.14393/REP-2022-61816. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61816. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)