Farmácia para comunidade

compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-61816

Palavras-chave:

Ludicidade, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em saúde

Resumo

Compartilhar informações saudáveis com a comunidade é a finalidade da educação popular em saúde. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi divulgar as ações de um projeto que buscou aplicar conhecimentos científicos na promoção da saúde, tendo como público-alvo adolescentes escolares. A metodologia deste relato de experiência está baseada em dois eventos de extensão, um festival cultural e uma feira de saúde. O festival trabalhou com temas da saúde, por meio do psicodrama pedagógico, teatro, paródias e literatura de cordel. A feira buscou promover a saúde por meio da exposição de modelos didáticos, jogos educativos e mesas temáticas. O festival teve a participação de 78 alunos de escola de Ensino Médio, que serviram de plateia interativa, além de 122 alunos de graduação em Farmácia que apresentaram os temas e 5 professores avaliadores. A feira teve a participação de 13 professores avaliadores e 120 graduandos expositores. Conclui-se que o projeto foi um sucesso dentro de suas propostas metodológicas e pedagógicas, pois realizou atividades de educação em saúde com os adolescentes, contextualizando o processo de ensino-aprendizagem a partir de ferramentas lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braz José do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Manoel Augusto Freitas Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Lidione Brito Souto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Angely Anny de Castro Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; Enfermeira em Estratégia Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Denes Dantas Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil.

Referências

BRASIL. Resolução CNS nº 546, de 7 de abril de 2017. Aprova a Nota Técnica nº 005/2017 contendo recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso546.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 22 jun. 2021.

CANEL, R. C.; PELICIONI, M. C. F. Psicodrama pedagógico: uma técnica participativa para estratégias de promoção de saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 426-433, jul./set. 2007. Doi: 10.15343/0104-7809.200731.3.13. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/55/13_psicodram_pedagogico.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

FERNANDES, V. R.; KELLERMANN, M. S. Ao encontro do Psicodrama Pedagógico: uma ferramenta de auxilio ao ensino para adultos. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 18., 2009, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em: https://www2.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CH/CH_00788.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

FERREIRA, M. L. S. et al. Feira de saúde do curso de medicina da UFRR: uma aproximação com a comunidade. Revista Brasileira de Eeducação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 310-314, jun. 2010. Doi: 10.1590/S0100-55022010000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n2/a17v34n2.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

MODESTO, A. P. dos S.; SILVA, K. G. de O.; FUKUI, R. K. A promoção da ludicidade no processo de aprendizagem. Psicologia & Saberes, Maceió, v. 9, n. 14, p. 4-21, 2020. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1151. Acesso em: 22 jun. 2021.

MOURATO, M. G. S. et al. Saúde e educação: o uso de metodologias lúdicas no ensino e na promoção da saúde. Extramuros, Petrolina, v. 3, n. 1, p. 340-354, jun. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/717/487. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J.; XAVIER, M. R.; PINHEIRO, C. C. G. Morfofarma: feira de morfologia para promoção da saúde e consolidação de conhecimentos. Extramuros, Petrolina, v. 1, n. 1, p. 41-46, jan./jul. 2013. Disponível em: http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/233/88. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. et al. Educação em saúde de adolescentes escolares nas formas expositivas e lúdicas: drogas e DST. Cereus, Gurupi, v. 8, n. 2, p. 2-22, maio/ago. 2016. Doi: 10.18605/2175-7275/cereus.v8n2p2-22. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1132/455. Acesso em: 22 jun. 2021.

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. Anais do Farmacodrama III: festival de teatro, literatura de cordel e música educativa. Petrolina: Univasf, 2017. 82 p. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/00000d/00000d01.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

SANTOS, M. P. S. et al. A paródia: uma estratégia educativa para conhecimentos relacionados à saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 19, n. 3, p. 86-98. 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/16158540-A-parodia-uma-estrategia-educativa-para-conhecimentos-relacionados-a-saude.html. Acesso em: 22 jun. 2021.

SANTOS, C. A. A.; PARO, C. A. A interface entre o teatro e as práticas educativas em saúde no contexto da atenção primária à saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 169-180, jan./abr. 2018. Doi: 10.14393/REP-v17n12018-rel05. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40879/pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

SILVA, R. L. et al. Literatura de cordel e educação em saúde: análise textual do cordel HIV/AIDS. Revista Brasileira de Saúde Funcional, Cachoeira, v. 1, n. 2, p. 57-75, dez. 2017. Disponível em: https://seer-adventista.com.br/ojs3/index.php/RBSF/article/view/936/740. Acesso em: 22 jun. 2021.

TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M.; SANTOS, J. M. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto e Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 326-34, 2007. Doi: 10.1590/S0104-07072007000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v16n2/a17v16n2.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

VALLIM, M. B. R. Um modelo reflexivo para formação de engenheiros. 2008. 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91119/259881.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jun. 2021.

Downloads

Publicado

29-04-2022 — Atualizado em 17-01-2023

Versões

Como Citar

NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SANTOS, M. A. F.; SOUTO, L. B.; ALENCAR, A. A. de C.; VIEIRA, D. D. Farmácia para comunidade: compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 356–369, 2023. DOI: 10.14393/REP-2022-61816. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61816. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)