Farmácia para comunidade
compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-61816Palavras-chave:
Ludicidade, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em saúdeResumo
Compartilhar informações saudáveis com a comunidade é a finalidade da educação popular em saúde. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi divulgar as ações de um projeto que buscou aplicar conhecimentos científicos na promoção da saúde, tendo como público-alvo adolescentes escolares. A metodologia deste relato de experiência está baseada em dois eventos de extensão, um festival cultural e uma feira de saúde. O festival trabalhou com temas da saúde, por meio do psicodrama pedagógico, teatro, paródias e literatura de cordel. A feira buscou promover a saúde por meio da exposição de modelos didáticos, jogos educativos e mesas temáticas. O festival teve a participação de 78 alunos de escola de Ensino Médio, que serviram de plateia interativa, além de 122 alunos de graduação em Farmácia que apresentaram os temas e 5 professores avaliadores. A feira teve a participação de 13 professores avaliadores e 120 graduandos expositores. Conclui-se que o projeto foi um sucesso dentro de suas propostas metodológicas e pedagógicas, pois realizou atividades de educação em saúde com os adolescentes, contextualizando o processo de ensino-aprendizagem a partir de ferramentas lúdicas.
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Referências
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