Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com famílias agricultoras do Assentamento Nascimento, Pernambuco

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66322

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Crédito fundiário, Metodologias participativas, Desenvolvimento rural

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar o resultado das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) no Assentamento Nascimento entre os anos de 2012 e 2015, localizado no município Belém do São Francisco-PE e composto por 12 famílias agricultoras que, em sua integralidade, compõem a Associação dos Agricultores Familiares Nascimento. Em 2011, esses trabalhadores e trabalhadoras rurais aderiram ao Programa Nacional do Crédito Fundiário e conquistaram o direito de adquirir sua primeira terra própria. As atividades de ATER foram desenvolvidas por uma equipe técnica multidisciplinar do IPA formada por extensionistas rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários, assistente social e engenheiros civis. Na oportunidade, foi realizado o Diagnóstico Rural Participativo junto às famílias assentadas, possibilitando identificar os interesses, aptidões e prioridades da comunidade. Foram elaborados projetos e investimentos socioprodutivos, como a estruturação de um centro social, o investimento na cultura da cebola irrigada, o plantio de maracujá e banana comprida, a implementação de ovinocultura e a construção de casas em alvenaria com instalação hidráulica e elétrica. Os assentados apresentaram elevado nível de satisfação com os resultados alcançados, bem como demonstraram interesse em ampliar a área comunitária de plantios e criação de animais.

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Biografia do Autor

Lucineide Salvador da Costa Cruz, Instituto Agronômico de Pernambuco

Especialista em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; extensionista rural do Instituto Agronômico de Pernambuco, Brasil.

Helder Ribeiro Freitas , Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professor associado II da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco,  Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil. 

Referências

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

CRUZ, L. S. da C.; FREITAS , H. R.; VIEIRA, M. C. A. Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com famílias agricultoras do Assentamento Nascimento, Pernambuco: um relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 349–367, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66322. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66322. Acesso em: 26 jul. 2024.

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