Pedagogia da alternância na educação profissional contextualizada

atuação dos egressos das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA)

Autores/as

  • Tiago Pereira da Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hélder Ribeiro Freitas Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cristiane Moraes Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45467

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Educação Profissional, Escola Família Agrícola, Educação Contextualizada no Campo

Resumen

Este trabalho consiste em analisar e sistematizar as contribuições das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) ligadas à Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA) na formação dos jovens do campo, por meio dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em agropecuária integrado ao ensino médio, para atuação desses sujeitos nos processos de desenvolvimento local e sustentável em regiões do Semiárido e Agreste do Nordeste brasileiro. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, usando a pesquisa-ação como método de pesquisa e as metodologias participativas como ferramentas de diálogos e de problematização das realidades ao longo das atividades desenvolvidas entre os meses de junho de 2017 a junho de 2018, com os grupos sociais e sujeitos do campo constituídos nas EFA de Sobradinho, Correntina, Brotas de Macaúbas, Rio Real, Irará, Alagoinhas e Monte Santo, no estado da Bahia, e Ladeirinhas, estado de Sergipe. Os resultados evidenciam a trajetória e relevância da pedagogia da alternância na educação profissional de jovens do campo para o exercício pleno da vida, a partir de processos educativos contextualizados com a realidade dos sujeitos, por meio da educação básica integrada à formação profissional.

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Biografía del autor/a

Tiago Pereira da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; Diretor-Secretário da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido, Pernambuco, Brasil.

Hélder Ribeiro Freitas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Solos pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; professor adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutoranda em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

COSTA, T. P. da; FREITAS, H. R.; MARINHO, C. M. Pedagogia da alternância na educação profissional contextualizada: atuação dos egressos das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 140–157, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45467. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45467. Acesso em: 21 nov. 2024.