Educação para a promoção da saúde materno-infantil diante do surto de Mpox
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75039Palavras-chave:
Mpox, Gravidez, Criança, Educação em saúde, Promoção da saúdeResumo
A educação popular em saúde, crítica e reflexiva, articulada à promoção da saúde, propõe a emancipação dos indivíduos como medida de prevenção diante de doenças infectocontagiosas, como a Mpox. Neste estudo, refletimos sobre a educação para a promoção da saúde materno-infantil diante de um provável surto de Mpox no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica, realizada entre maio e junho de 2022, como produto da disciplina “Educação e Promoção da Saúde”, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Desse modo, utilizamos a análise temática de Minayo para a organização das categorias de resultados, bem como a Educação Libertadora de Paulo Freire como marco teórico-reflexivo de discussão. Por fim, compreendemos que o estudo proporciona reflexões necessárias sobre a educação crítica como ferramenta de enfrentamento a doenças infecciosas, como a Mpox e outras similares, que impactam comunidades no Brasil.
Downloads
Referências
ADLER, H. et al. Clinical features and management of human monkeypox: a retrospective observational study in the UK. The Lancet Infectious Diseases, Londres, v. 22, n. 8, p. 1153-1162, ago. 2022. DOI 10.1016/S1473-3099(22)00228-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473309922002286?via%3Dihub. Acesso em: 15 jun. 2022.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. DOI 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999. Acesso em: 15 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Diretrizes metodológicas para o planejamento estratégico das Secretarias Estaduais de Saúde | SES: Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_planejamento_estrategico_secretarias_estaduais_saude.pdf. Acesso em: 28 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Informe da Sala de Situação Monkeypox – nº 22 – 13-06-2022. Brasília, DF: Secretaria de Vigilância em Saúde, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/monkeypox/atualizacao-dos-casos-no-brasil/informe-da-sala-de-situacao-monkeypox-no-22-13-06.2022/view. Acesso em: 10 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Informe da Sala de Situação Monkeypox – nº 45 – 06-07-2022. Brasília, DF: Secretaria de Vigilância em Saúde, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svs/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/sala-de-situacao-de-monkeypox/atualizacao-dos-casos-no-brasil/informe-da-sala-de-situacao-monkeypox-no-45-06-07-2022/view. Acesso em: 10 jul. 2022.
CHIRELLI, M. Q.; SORDI, M. R. L. Pensamento crítico na formação do enfermeiro: a avaliação na área de competência Educação na Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. sup. 5, p. e20200979, 2021. DOI 10.1590/0034-7167-2020-0979. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/w37GHvfM8JhTdCKkKNnNqHF/?lang=en. Acesso em: 10 jul. 2022.
CRUZ, P. J. S. C.; SILVA, M. R. F.; PULGA, V. L. Educação Popular e Saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas. Interface, Botucatu, v. 24, p. e200152, 2020. DOI 10.1590/Interface.200152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YVGkQJHk8pbwtrPkCTtvQSm/?lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2025.
DIAS, E. G.; MISHIMA, S. M. Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação. Sustinere, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 402-411, jan./jun. 2023. DOI 10.12957/sustinere.2023.71828. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/71828. Acesso em: 26 jul. 2023.
DIAS, M. S. A. et al. Intersetorialidade e Estratégia Saúde da Família: tudo ou quase nada a ver? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 11, p. 4371-4382, 2014. DOI 10.1590/1413-812320141911.11442014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/crwbjGhzHJ3vvRN3RDYchRB/?lang=pt. Acesso em: 3 set. 2025.
GONÇALVES, F. C. L.; DAL-FARRA, R. A. A educação libertadora de Paulo Freire e o teatro na educação em saúde: experiências em uma escola pública no Brasil. Pro-posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 401-422, dez. 2018. DOI 10.1590/1980-6248-2015-0159. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WHKCwjkDwHhkrf6mnrCdsKC/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022.
LOPES, R.; TOCANTINS, F. R. Health Promotion and Critical Education. Interface, Botucatu, v. 16, n. 40, p. 235-246, mar. 2012. DOI 10.1590/S1414-32832012005000009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/6dR6MvCvyHKBkzbYJnFY9jb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2022.
MACEDO, K. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 1-9, 2018. DOI 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?lang=en. Acesso em: 22 jun. 2022.
MARCOLINO, T. Q.; MIZUKAMI, M. G. N. Narratives, reflective processes and professional practice: contributions towards research and training. Interface, Botucatu, v. 12, n. 26, p. 541-547, jul./set. 2008. DOI 10.1590/S1414-32832008000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dKxYWWPwspVK7trfnJyNBYq/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
MIRANDA, K. C. L.; BARROSO, M. G. T. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em Enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 631-635, jul./ago. 2004. DOI 10.1590/S0104-11692004000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/SHXzNcpH8nxwKZ8GjQ5cc6c/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022.
OLIVEIRA, D. L. A ‘nova’ saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 3, p. 423-431, maio/jun. 2005. DOI 10.1590/S0104-11692005000300018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/WPsnmqX4hMwLQswcbHvxtkQ/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022.
PAHO. PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION. Director-general declares mpox outbreak a public health emergency of international concern. PAHO, Washington, 14 ago. 2024. Disponível em: https://www.paho.org/en/news/14-8-2024-who-director-general-declares-mpox-outbreak-public-health-emergency-international. Acesso em: 28 ago. 2024.
PAHO. PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION. Epidemiological alert: monkeypox in non-endemic countries. PAHO, Washington, 20 maio 2022. Disponível em: https://www.paho.org/sites/default/files/2022-07/epi-alert-monkeypox-20may-2022.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022.
SALCI, M. P. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto em Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-230, jan./mar. 2013. DOI 10.1590/S0104-07072013000100027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/VSdJRgcjGyxnhKy8KvZb4vG/?lang=en. Acesso em: 10 jul. 2022.
SOUZA, A. C. et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 147-153, ago. 2005. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23558/000560718.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriano da Costa Belarmino, Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, José Maria Ximenes Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


