PARCEIROS NA ESCOLA: FAMÍLIA E ESCOLA JUNTOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DAS CRIANÇAS

Autores

  • Luciana Soares Muniz Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.24.76-99

Palavras-chave:

Aprendizagem, Família, Escol

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal relatar a experiência de um projeto realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia-MG. A participação da família no contexto escolar pode assumir um vínculo com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em vista sua participação no âmbito dos conteúdos curriculares. Esta participação refere-se tanto a participação efetiva da família no cotidiano da escola, quanto para além do contexto escolar. Neste âmbito, o projeto que apresentamos neste trabalho foi elaborado conjuntamente com as famílias, crianças, equipe gestora e professora. De forma geral, o desenvolvimento do projeto favoreceu o vínculo entre família e escola, assim como oportunizou processos de aprendizagem significativos para as crianças de conteúdos curriculares que muitas vezes não se configuram como elementos da própria vida da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

MUNIZ, L. S. PARCEIROS NA ESCOLA: FAMÍLIA E ESCOLA JUNTOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DAS CRIANÇAS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 76–99, 2016. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.24.76-99. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31415. Acesso em: 25 nov. 2024.