LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CAMINHOS (NEM) SEMPRE TORTUOSOS

Autores/as

  • Aline Pires de Morais

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.71-83

Palabras clave:

Leitura, Texto literário, Professor

Resumen

Este artigo se propõe a discutir o papel da leitura literária dentro do universo escolar, como forma de compreensão de si e do mundo. As discussões aqui propostas levam em consideração as Orientações Curriculares Nacionais (2006), e trazem uma abordagem que pode, significativamente, propiciar um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula, orientando o professor na formação e no desenvolvimento da competência leitora do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura e conhecimento. Santa Cruz do Sul: Signo, 2007.

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva,1987.

BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BORDINI, Maria da Glória. Literatura na Escola de 1º e 2º Graus: por um Ensino não Alienante. Florianópolis, 1985.

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CANDIDO. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2007.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. São Paulo: LPM, 1989.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.

KLEIMAN, Ângela B. Vinte anos de pesquisa sobre a leitura. Passo Fundo: UPF, 2000.

LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense S. A., 1997.

LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia. Traduzido por Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

LLOSA, Mario Vargas. La verdad de las mentiras. Ensayos sobre literatura. España: Alfaguara, 2007.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. BRASIL, 2006.

PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. (Orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.

PSZCZOL, Eliane. O papel do PROLER em uma política nacional de leitura. In:

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.

SAID, Edward W. Representações do Intelectual. As conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das letras,2005.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola. São Paulo: Global: ALB - Associação de Leitura do Brasil, 2008.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos da pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura. Campinas: Mercado de Letras. 1998b.

ZILBERMAN, Regina. & LAJOLO, Marisa. Leitura Rarefeita: Leitura e Livro no Brasil. 1º ed. São Paulo: Editora Ática, 2002

ZILBERMAN, Regina. & ROSING, Tania, M. K. Escola e Leitura - velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto & contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2008.

Publicado

2017-12-15

Cómo citar

MORAIS, A. P. de. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CAMINHOS (NEM) SEMPRE TORTUOSOS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 71–83, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.71-83. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/32227. Acesso em: 24 nov. 2024.