LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CAMINHOS (NEM) SEMPRE TORTUOSOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.71-83Palabras clave:
Leitura, Texto literário, ProfessorResumen
Este artigo se propõe a discutir o papel da leitura literária dentro do universo escolar, como forma de compreensão de si e do mundo. As discussões aqui propostas levam em consideração as Orientações Curriculares Nacionais (2006), e trazem uma abordagem que pode, significativamente, propiciar um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula, orientando o professor na formação e no desenvolvimento da competência leitora do aluno.
Descargas
Citas
AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura e conhecimento. Santa Cruz do Sul: Signo, 2007.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva,1987.
BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BORDINI, Maria da Glória. Literatura na Escola de 1º e 2º Graus: por um Ensino não Alienante. Florianópolis, 1985.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CANDIDO. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2007.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. São Paulo: LPM, 1989.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.
KLEIMAN, Ângela B. Vinte anos de pesquisa sobre a leitura. Passo Fundo: UPF, 2000.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense S. A., 1997.
LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia. Traduzido por Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LLOSA, Mario Vargas. La verdad de las mentiras. Ensayos sobre literatura. España: Alfaguara, 2007.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. BRASIL, 2006.
PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. (Orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.
PSZCZOL, Eliane. O papel do PROLER em uma política nacional de leitura. In:
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.
SAID, Edward W. Representações do Intelectual. As conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das letras,2005.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola. São Paulo: Global: ALB - Associação de Leitura do Brasil, 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos da pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura. Campinas: Mercado de Letras. 1998b.
ZILBERMAN, Regina. & LAJOLO, Marisa. Leitura Rarefeita: Leitura e Livro no Brasil. 1º ed. São Paulo: Editora Ática, 2002
ZILBERMAN, Regina. & ROSING, Tania, M. K. Escola e Leitura - velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto & contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.