Arquivos - Página 2

  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 16 n. 2 (2014)

    De modo geral, o processo editorial de uma revista é uma tarefa complexa e se configura como o produto do entusiasmo da equipe editorial e também dos autores dos artigos. Nesse sentido, é possível dizer que a presente edição da Revista Olhares e Trilhas não foge à regra e, por isso, a finalização deste processo é o momento de comemorar muita dedicação e trabalho. Com temas abrangentes, na área de educação, foco principal da revista, esta edição combina artigos que retratam um pouco da experiência acadêmica e docente de diferentes profissionais da área da educação. O volume reúne artigos e relatos que abordam questões amplas relacionadas aos estudos sobre o ensino e aprendizagem, uma entrevista e também duas galerias que revelam como aproveitar e aplicar a criatividade em diversas situações, modificando a realidade com humor e alegria. 
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 16 n. 1 (2014)

    É com muita satisfação que apresentamos o número XVI da Revista Olhares e Trilhas, relativo ao 1º semestre de 2014. Nele, o leitor encontrará um conjunto de textos que representa a vitalidade das pesquisas e a consistência das discussões teóricas que vêm sendo realizadas no âmbito da educação, da formação de professores, do processo de ensino e aprendizagem das línguas e de tantos outros diferentes conceitos. Embora de teores bem diferentes uns dos outros, as galerias, os artigos e os relatos reunidos neste número apresentam uma característica comum: todos eles, a sua maneira, demonstram uma preocupação legítima com temas polêmicos e ainda carentes de investigação e discussão. 
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 15 n. 1 (2013)

    A finalização do processo editorial de uma revista é sempre momento de comemorar muito trabalho. Nesta edição, contamos com subsídios significativos sobre a educação, foco da revista, que contribuem para que as salas de aula continuem se transformando, proporcionando aos educadores e aos estudantes uma visão de mundo mais ampla e um instrumental de reflexão repleto de novas possibilidades. 
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 14 n. 1 (2012)

    Conseguir lançar coletivamente mais um número da Revista Olhares e Trilhas é uma satisfação, na medida em que este é o reflexo de mais uma das diversas ações realizadas no âmbito da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), enquanto Colégio de Aplicação. Este número representa, portanto, o constante diálogo entre o que acontece nas escolas, com os professores em suas diversas maneiras de ensinar, com os pensadores e intelectuais envolvidos no desvelamento das complexas relações entre a proposição de situações de aprendizagens e a acomodação dos saberes por parte dos educandos. 
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 13 n. 1 (2011)

  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 12 n. 2 (2010)

    Este número da Revista Olhares e Trilhas apresenta artigos e relatos de experiências relacionados a diferentes aspectos do ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental, desenvolvidos na ESEBA/UFU e em outras instituições-educação ambiental, estudos sobre AEE em Matemática, dançaterapia, inclusão escolar, webquest, arte modernista brasileira, dentre outros temas que nos fazem refletir sobre os processos de ensinar e aprender na esfera escolar bem como de repensar aspectos culturais e artísticos.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 11 n. 1 (2010)

    Na busca de nos reafirmarmos como um periódico de qualidade e relevância para os diferentes segmentos da Educação, propomos nesta edição publicar o “Dossiê Infância”. Nossa proposição se deve ao fato de que a infância é a etapa mais importante do desenvolvimento do ser humano. E que se desejamos, enquanto educadores e cidadãos, uma sociedade de adultos e jovens felizes, colaborativos e equilibrados, temos que possibilitar às crianças uma Educação Infantil de qualidade e com responsabilidade.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 10 n. 1 (2009)

  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 9 n. 1 (2008)

  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 8 n. 1 (2007)

    A Revista Olhares e Trilhas, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), cada vez mais se consolida como um espaço privilegiado para publicação de produções de professores/as e pesquisadores/as, com contribuições para a educação. Neste oitavo número, o/a leitor/a encontrará 13 (treze) artigos e uma resenha. Ele reúne trabalhos de profissionais da ESEBA e de várias outras instituições, públicas e privadas, de diferentes áreas, como: Lingüística, Artes, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências, Psicologia, Psicopedagogia, dentre outra.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 7 n. 1 (2006)

    Para este volume, foram aprovados 12 textos que enfocam pesquisas, relatos de experiências, reflexões, leitura de imagens, teorias, dentre outros. Ressaltamos neste número a diversidade temática de várias áreas do conhecimento, o que consideramos positivo. São, sem dúvida, grandes contribuições para pesquisadores e professores, uma vez que apresentam estudos significativos para o ensino de Artes, Ciências, História,  Geografia e outros conteúdos importantes para o ensino-aprendizagem.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 6 n. 1 (2005)

    Ao lermos os textos publicados nessa revista, constatamos, mais uma vez, os diferentes Olhares e Trilhas percorridos por professores preocupados com o ato de ensinar. Neste número, o leitor poderá ter acesso a textos de diferentes áreas, relatos de experiências em sala de aula, reflexões e resenha. Em Dissecando o Touro de Tarsila Amaral: possibilidades de leitura de uma obra de arte , a autora analisa a obra “O Touro” de Tarsila, além de proporcionar ao espectador/leitor novas trajetórias de interpretação da imagem. Em Caminhos e Trilhas de uma história, oferece-se a professores e alunos do ensino fundamental e médio, um estudo e reflexões sobre a história da cidade de Uberlândia. 
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 5 n. 1 (2004)

    A "Revista Olhares e Trilhas" da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU) é, hoje, um espaço aberto aos diferentes profissionais da Educação para divulgação de suas experiências e pesquisas. Este número da Revista compõe-se de 12 artigos. Com os textos aqui publicados, pretendemos colaborar com os profissionais da educação ou outros interessados. Para tanto, reunimos uma amostra significativa de textos relevantes, reflexos de pesquisas, resenhas, ensaios e discussões prolongadas dos autores com seus interlocutores. Vale destacar a heterogeneidade disciplinar retrata da por meio dos diversos textos selecionados para este volume. São textos de História, Geografia, Alies, Lingüística, Literatura, Ciências e outros. Tais artigos são importantes contribuições para o trabalho em sala de aula e podem, sem dúvida, subsidiar discussões interessantes sobre o ensino-aprendizagem na escola.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 4 n. 1 (2003)

    Você tem em mãos o número 4 da Revista Olhares & Trilhas. A partir desta edição, a Revista caminha para uma nova direção: passa a ser a Revista da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU). Até o número 3, a publicação era de responsabilidade da Área de Geografia da ESEBA, com conteúdo voltado para professores interessados em divulgar experiências, artigos, entrevistas e propostas metodológicas. A publicação foi bem aceita, principalmente pelos professores do ensino fundamental e  médio. No ensino superior, sua circulação aconteceu principalmente nos cursos onde se trabalha com a fornação inicial docente.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 3 n. 1 (2002)

    Quem canta seus males espanta é um velho ditado popular que quero aqui resgatar para prefaciar esta obra. É com prazer e emoção, sentimentos presentes o ato de cantar, declamar poesias, contar histórias ...   que "preencham a nossa alma" daí a capacidade de "espantar vários males" que apresento o resultado de um trabalho de pesquisa, agora também de extensão, orientado pelos professores: Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos e  Cláudia Maria de Freitas. O trabalho foi feito com a colaboração de acadêmicos de alguns cursos da Universidade Federal de Uberlândia e versa sobre o  fenômeno urbano.

  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 2 n. 1 (2001)

    Convidamos você à apreciação de mais uma edição da Revista Olhares & Trilhas. Neste volume trazemos para reflexão algumas questões que permeiam os desafios e as possibilidades de ensinar e aprender Geografia no ensino Fundamental e Médio. Abordamos, na seção Olhares Críticos, discussões sobre o saber docente do professor de Geografia, a questão da paisagem geográfica no ensino, a  importância do estudo de meio e do trabalho de campo e, também, uma reflexão sobre as diferentes maneiras de olhar para o espaço escolar. Na seção Trilhas na Sala de Aula divulgamos experiências de ensino relacionadas à questão da globalização, da cartografia e o trabalho de campo no ensino da Geografia Na seção Proseando com. você poderá conhecer o ponto de  vista da Professora Vânia Vlach sobre questões atuais que envolvem a Geografia escolar. A seção Fique  de Olho traz dicas de materiais interessantes para o ensino da nossa disciplina.
  • NÚMERO ATEMÁTICO
    v. 1 n. 1 (2000)

26-42 de 42