As Bruxas Judias n’A Casa de Natércia Campos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-22Palavras-chave:
Bruxa, Criptocabalismo, Criptojudaísmo, Sertão, MestiçagemResumo
No romance A Casa (2011) [1998], a narradora é um casarão de fazenda sertanejo, que constrói seu conhecimento através da observação cotidiana dos seus moradores e dos cicios dos ventos que lhe sopram as novidades do mundo. Figuras e situações mágicas e místicas surgem no desenrolar da vida da velha casa. Neste artigo, buscamos relacionar eventos místicos narrados por Natércia Campos com tradições judaicas e cabalistas que se misturaram à cultura popular, principalmente em seu viés feminino, ao longo da mestiçagem pela qual passaram os cristãos-novos no Nordeste brasileiro à luz de teóricos como Silva M. (2019, 2022), Scholem (2021), Novinsky (2015) e Cascudo (2001). Percebemos que costumes característicos do sertão carregam elementos da cultura sefardita. Com a teoria da mestiçagem de Pinheiro (2020), concluímos que há a existência de um misticismo mestiço, com a incorporação de elementos judaicos-cabalistas na religiosidade popular e que são narrados no romance de Campos.
Downloads
Referências
BARROSO, Gustavo. As Colunas do Templo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1932.
CAMPOS, Natércia. A Casa. 3. ed. Fortaleza: Imprece, 2011.
CASCUDO, Luís da Câmara. Mouros, Franceses e Judeus – Três Presenças no Brasil. São Paulo: Global, 2001.
FAINGOLD, Reuven. Abracadabra e Shabriri no Judaísmo. Gerações/Brasil Boletim da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil, v. 9, p. 14-15, 2000.
IBRI, Ivo Assad. Kósmos noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Paulus, 2015.
LIRA NETO. Arrancados da terra: perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
MAIA, Virgílio; TORQUATO, Socorro. Estandartes das Tribos de Israel. Cotia: Ateliê Editorial, 2001.
MIELE, Neide. Velhos “cristãos-novos” no sertão paraibano. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, ano VIII, n. 13/14, p. 539-552, 2008.
MORETÓN, Emilio Fonseca. Viviendas de judíos y conversos en Galicia y el Norte de Portugal. Annuario Brigantino, n. 27, 2004.
NOVINSKY, Anita. LEVY, Daniela. RIBEIRO, Eneida. GORENSTEIN, Lina. Os judeus que construíram o Brasil: fontes inéditas para uma nova visão da história. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015.
PAMPLONA, Erwin Von-Rommel Vianna (tradução). Sefer Yetzirah – The Book of Creation. 4. ed. São Paulo: Editora e Livraria Sêfer Ltda, 2018.
PINHEIRO, Amálio. A Condição Mestiça. Revista Pasquinagem, São Paulo, v. 10, p. 8-23, 2020.
PINHEIRO, Marjones Jorge Xavier. Morte e judaísmo: Transformações ao longo do tempo em Pernambuco. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
SCHOLEM, Gershom. Cabala. São Paulo: Editora Campos, 2021.
SILVA, Ana Lígia Lira da. A herança histórica cultural judaica no Agreste de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
SILVA, Marcos. A religião católico-sertaneja: reminiscências do criptocabalismo a partir do Seridó Judaico. Natal: Sebo Vermelho, 2019.
SILVA, Marcos; SANTANA, Vitória Santos. A deusa judia que se exilou no sertão: etno-história de um mito cabalista. Natal: Sebo Vermelho, 2022.
SUASSUNA, Ariano. Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
SUASSUNA, Ariano. Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores: O Jumento Sedutor, livros 1 e 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Fronteira, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 João Lucas Vieira Nogueira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.