"Por que buscas em vão agarrar uma fugitiva imagem?"
As Metamorfoses de Ovídio nos romances de James Joyce
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-38Palavras-chave:
Metamorfoses, Mitos, Florescer, Inacabamento, VidaResumo
O presente texto propõe a leitura de excertos dos romances Um Retrato do Artista quando Jovem e Ulysses, de James Joyce, em que há referências a mitos narrados na obra Metamorfoses, de Ovídio. O objetivo é analisar as razões de os conflitos dos protagonistas dos romances serem apresentados, por Joyce, entrelaçados a três mitos das Metamorfoses,de Ovídio, a saber, o mito da deusa Diana e o mito de Narciso, do livro III; e o mito de Dédalo e Ícaro, do livro VIII.
Downloads
Referências
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2018.
JOYCE, J. De Santos e Sábios. São Paulo: Iluminuras, 2012.
JOYCE, J. Ulysses. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016a.
JOYCE, J. Um retrato do artista quando jovem. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016b.
LÚKACS, G. A teoria do romance. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 2009.
MANDIL, R. Os efeitos da letra: Lacan, leitor de Joyce. Belo Horizonte: Contra Capa Livraria e Faculdade de Letras UFMG, 2003.
OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução de Domingos Lucas Dias. São Paulo: Editora 34, 2019.
PERDIGÃO, H. Lembranças de um beijo em Vênus: descrições picturais do feminino em Ulysses, de James Joyce. Inventário, n. 32, p. 1-20, 2023a. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56177. Acesso em: 03 set. 2024.
PERDIGÃO, H. O que há em um nome? O florescer de Ulysses no litoral. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, v. 12, n. 1, p. 20-46, 2023b. https://doi.org/10.47295/mren.v12i1.805
SOUZA, L. N. Mutatas formas: uma análise metamórfica de transformações em animais e em plantas nas Metamorfoses, de Ovídio. 2023. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras, Estudos Clássicos) – Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Hêmille Perdigão (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.