A performance poética de José Craveirinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n2-2020-15

Palavras-chave:

José Craveirinha, Moçambicanidade, Oralidade, Poesia, Resistência

Resumo

Este artigo propõe uma análise da lírica do poeta moçambicano José Craveirinha, que produziu seus poemas em meados da década de 1950, cuja voz de resistência ecoa no cenário das literaturas de Língua Portuguesa. O escritor, filho de pai português e mãe ronga, apresenta-se como importante voz de protesto à violência colonial. Seus poemas trazem marcas da oralidade moçambicana, com palavras em língua ronga, em constante busca pela identidade.

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Biografia do Autor

Luciana Brandão Leal, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como investigadora visitante na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES de doutorado sanduíche. Mestra em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Filosofia e Estética da Arte pela UFOP. Professora do 3º Grau - Nível Adjunto II - da Universidade Federal de Viçosa (atuando no campus Florestal). Possui diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre as Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas; atua principalmente nos seguintes temas: crítica literária, teoria da literatura, literatura e artes. 

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

BRANDÃO LEAL, L. A performance poética de José Craveirinha. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 2, p. 266–284, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n2-2020-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49176. Acesso em: 21 dez. 2024.