Ensino de latim na licenciatura em Letras

um relato de experiência docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-7

Palabras clave:

Ensino de língua, Latim, Relato de experiência.

Resumen

Por meio de um relato de experiência docente vivenciada no curso de licenciatura em Letras (Português/Literaturas de Língua Portuguesa) ofertado pelo Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes/RJ, este trabalho tem o objetivo de demonstrar as consequências causadas pela mudança do método de ensino durante o curso do semestre letivo em disciplinas sequenciais, apontando as possíveis causas e soluções para a dificuldade no ensino de tal disciplina. Por se tratar de um trabalho de caráter qualiquantitativo, a estruturação do texto como um relato de experiência docente foi o meio adotado para simplificar a abordagem do assunto, que é desenvolvido teórica e praticamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da Licenciatura em Letras e da Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense.

Citas

ALMEIDA, N. M. de. Gramática Latina: curso único e completo. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 1992.

AMARANTE, J. Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas, esópicas, epigramas, epístolas. Salvador: EDUFBA, 2015.

BAYET, J. Litterature latine. Paris: Libr. Armand Colin, 1934.

BECHARA, E. Prefácio. In: SILVA, A. C. da. Ars latina: curso prático de língua latina. Ed. reform. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BONECQUE, H.; MONET, D. Roma e os romanos. São Paulo: EDUSP, 1976.

CARDOSO, Z. de A. Iniciação ao Latim. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

FARIA, E. Dicionário latino-português. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2003.

________. Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1958.

FERREIRA, A. G. Dicionário de Latim-Português. Porto: Editora Porto, 1983.

GARCIA, J. M. Introdução à teoria e prática do Latim. Brasília: EDUNB, 1993.

GRIMAL, P. A civilização romana. Paris/Lisboa: Ed. 70, 1984.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Disponível em: http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras. Acesso em: 23 de jun. de 2017.

LEITE, L. R. Latine loqui: curso básico de latim. Vitória: EDUFES, 2016.

MARQUES JÚNIOR, M. Ainda se ensina latim? In: AMARANTE, J. Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas, esópicas, epigramas, epístolas. Salvador: EDUFBA, 2015.

NUNES, J. J. Compêndio de Gramática Histórica do Português: fonética e morfologia. 7. ed. Lisboa: Livraria Editora Clássica, 1969.

RIBEIRO, M. L. M.; SIMONETTI, F. Gramática Latina - Volume I - morfologia e sintaxe. Icaraí: LL Divulgação, 2014.

SARAIVA, F. R. Dicionário latino português. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2000.

SILVA, A. C. da; MONTAGNER, A. C. Introdução. In: SILVA, A. C. da. Ars latina: curso prático de língua latina. Ed. reform. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

WILLIAMS, E. B. Do Latim ao Português: fonologia e morfologia históricas da Língua Portuguesa. 4, ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

OLIVEIRA, T. S. de. Ensino de latim na licenciatura em Letras: um relato de experiência docente. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1551–1570, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40466. Acesso em: 19 nov. 2024.