Ensino de latim na licenciatura em Letras
um relato de experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-7Palabras clave:
Ensino de língua, Latim, Relato de experiência.Resumen
Por meio de um relato de experiência docente vivenciada no curso de licenciatura em Letras (Português/Literaturas de Língua Portuguesa) ofertado pelo Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes/RJ, este trabalho tem o objetivo de demonstrar as consequências causadas pela mudança do método de ensino durante o curso do semestre letivo em disciplinas sequenciais, apontando as possíveis causas e soluções para a dificuldade no ensino de tal disciplina. Por se tratar de um trabalho de caráter qualiquantitativo, a estruturação do texto como um relato de experiência docente foi o meio adotado para simplificar a abordagem do assunto, que é desenvolvido teórica e praticamente.Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, N. M. de. Gramática Latina: curso único e completo. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 1992.
AMARANTE, J. Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas, esópicas, epigramas, epístolas. Salvador: EDUFBA, 2015.
BAYET, J. Litterature latine. Paris: Libr. Armand Colin, 1934.
BECHARA, E. Prefácio. In: SILVA, A. C. da. Ars latina: curso prático de língua latina. Ed. reform. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BONECQUE, H.; MONET, D. Roma e os romanos. São Paulo: EDUSP, 1976.
CARDOSO, Z. de A. Iniciação ao Latim. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.
FARIA, E. Dicionário latino-português. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2003.
________. Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1958.
FERREIRA, A. G. Dicionário de Latim-Português. Porto: Editora Porto, 1983.
GARCIA, J. M. Introdução à teoria e prática do Latim. Brasília: EDUNB, 1993.
GRIMAL, P. A civilização romana. Paris/Lisboa: Ed. 70, 1984.
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Disponível em: http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras. Acesso em: 23 de jun. de 2017.
LEITE, L. R. Latine loqui: curso básico de latim. Vitória: EDUFES, 2016.
MARQUES JÚNIOR, M. Ainda se ensina latim? In: AMARANTE, J. Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas, esópicas, epigramas, epístolas. Salvador: EDUFBA, 2015.
NUNES, J. J. Compêndio de Gramática Histórica do Português: fonética e morfologia. 7. ed. Lisboa: Livraria Editora Clássica, 1969.
RIBEIRO, M. L. M.; SIMONETTI, F. Gramática Latina - Volume I - morfologia e sintaxe. Icaraí: LL Divulgação, 2014.
SARAIVA, F. R. Dicionário latino português. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2000.
SILVA, A. C. da; MONTAGNER, A. C. Introdução. In: SILVA, A. C. da. Ars latina: curso prático de língua latina. Ed. reform. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
WILLIAMS, E. B. Do Latim ao Português: fonologia e morfologia históricas da Língua Portuguesa. 4, ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.