O ensino de leitura e a formação do sujeito do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-4

Palabras clave:

Linguagem, Metáfora, Ensino de Leitura, Discurso, Sentido

Resumen

Neste artigo, problematizo o uso de instrumentos e certas práticas educacionais para o ensino da leitura. A partir de uma posição discursiva, compreendo que capacitar, preparar e adequar o sujeito para práticas cotidianas promove, como efeito, o controle e a ordenação do trabalho de interpretação que demanda uma posição significativa por parte do sujeito com a língua, isto é, parto da compreensão de que o sentido se constitui na/pela relação com o significante. Neste trabalho, também mostro, a partir da análise de corpus, uma possibilidade de promover o deslocamento do sujeito de uma posição que busca a identificação de sentidos numa determinada superfície material, para uma posição que o coloque numa relação com o objeto simbólico que o provoque à produção de conhecimento à medida que o articula com os processos significativos da sua vivência no mundo.

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Biografía del autor/a

Renata Chrystina Bianchi de Barros, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS. Pós-Doutora em linguística pelo Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da UNICAMP.

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

BARROS, R. C. B. de. O ensino de leitura e a formação do sujeito do conhecimento. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1152–1174, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38027. Acesso em: 15 ene. 2025.