Análise de uma crônica a partir da proposta semiolinguística
uma visão sobre o papel feminino na maternidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-19Palabras clave:
Análise do discurso, Semiolinguística, CrônicaResumen
Este artigo visa à aplicação da teoria semiolinguística na análise de uma crônica veiculada no âmbito jornalístico. Para tanto, faz uma revisão dos conceitos fundamentais desta teoria, sobretudo pautados em Charaudeau (2011; 2012). O trabalho, então, realiza uma análise a partir de um gênero textual bastante presente no cotidiano, a fim de demonstrar a aplicabilidade dos preceitos teóricos propostos pelo autor. Mostra-se também que uma leitura bem direcionada é fundamental para se escapar à ideia de que todas as interpretações de um texto são possíveis e, mais ainda, que as manifestações linguageiras implicam interlocutores dotados de uma intencionalidade e de uma coimagem criada pelo discurso.Descargas
Métricas
Citas
CHARAUDEAU, P. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 10, p. 01-23, dez. 2011.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
CUNHA, C.; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução de 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MEDEIROS, M. Duas histórias sobre mães. O Globo, Rio de Janeiro, 9 maio 2010. Revista O Globo.
HARTUIQUE, D. L. L. Crônica jornalística: um gênero ambíguo de texto. In: PAULIUKONIS, M. A.; GAVAZZI, S. (org.). Texto e discurso: mídia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.