Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Cadernos de Pesquisa do CDHIS
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 36 n. 2 (2023): Dossiê Epistemologias Indígenas e Ensino de História
v. 36 n. 2 (2023): Dossiê Epistemologias Indígenas e Ensino de História
Edição organizada por Luciana Leite e Patrícia Emanuelle Nascimento.
Publicado:
15-02-2024
Editorial
Editorial CDHIS
Thiago Lenine Tito Tolentino
1 - 2
PDF
Apresentação
Apresentação do Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História
Patrícia Emanuelle Nascimento , Luciana Leite
3-9
PDF
Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História
Reparações e restituições históricas no ensino de histórias indígenas
Ana Cristina Martinez
10 - 38
PDF
A Alma Cabocla de Paulo Setúbal:
notas sobre a ancestralidade indígena invisibilizada
Helena Azevedo Paulo de Almeida
39 - 56
PDF
História e memória da comunidade indígena Oiticica– Piripiri/Piauí
Francisco Sávio Silva Santos, Keylla Rejane Almeida Melo
57 - 89
PDF
O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica e a sua relação com os acervos indígenas como suporte à formação acadêmica e profissional
Arilson dos Santos Gomes, Regina Célia de Camargo Campos
90 - 120
PDF
Os Os indígenas no Ensino de História: Análise dos trabalhos publicados na Revista do IHGB (1839-1875)
Aline Dias
121 - 143
PDF
Entre descasos e omissões
a política indigenista na ditadura militar (1964-1985)
Beatriz Ramos, Patrícia Emanuelle Nascimento
144 - 166
PDF
Ensino da história indígena, metodologias decoloniais e cinema:
uma análise do documentário Corumbiara (2009)
Joyci Viegas de Freitas Silva, Elias Nazareno
167 - 196
PDF
A educação indígena brasileira
Abordagem histórica do protagonismo dos povos indígenas no livro didático
Eduarda Sousa Fideles
197 - 213
PDF
Histórias e culturas indígenas na Educação Básica
a Literatura Indígena Brasileira Contemporânea como fonte histórica na sala de aula
Amanda Siqueira, Arnaldo Szlachta
214 - 242
PDF
Perspectivas para o estudo das rebeliões indígenas na América Latina
Tupac Amaru II – entre novas categorias de análise e um relato de experiência
Paulo Vitor Caetano Caixeta, Patrícia Emanuelle Nascimento
243 - 262
PDF
As relações entre a Cultura Indígena e o Ensino de História em uma escola não-indígena em Uberlândia - MG:
um relato de experiência
João Victor Xavier Biggi, Mislele Souza da Silva
263 - 282
PDF
Do IHGB à BNCC
Ensino de História, a Ausência Indígena nas Percepções de Cidadania
Michael Kennedy Oliveira Diniz, Patrícia Emanuelle Nascimento
283 - 312
PDF
Perspectivas para a Educação Escolar Indígena
uma experiência entre os Wajãpis do Amapá
Daniel Ribeiro Ferreira Junior, Marcos Vinicius de Freirtas Reis
313 - 341
PDF
Artigos
Por uma história do nietzschianismo
o legado de Nietzsche entre Marshall Berman e Gianni Vattimo
Alexandre Bartilotti Machado
342 - 358
PDF
Reflexões sobre a memória de Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas (1733-1811)
Luis Gustavo Reis
359 - 377
PDF
A Categoria Trabalho nas Propostas Curriculares de Santa Catarina e no Currículo Base do Território Catarinense
Neoliberalismo e Curricularização da Precarização
Patrick Dutra, João Henrique Zanelatto
378 - 409
PDF
Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS
1 - 409
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual