Do IHGB à BNCC

Ensino de História, a Ausência Indígena nas Percepções de Cidadania

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DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71056

Resumo

Esse artigo, por meio de um panorama histórico das diretrizes e Constituições, engendradas a partir da Proclamação da República, o conceito de cidadania e suas transformações nos próximos períodos institucionais, pretende compreender as tensões e conflitos sociais conforme as imposições Estatutárias e Institucionais do Estado aos povos Indígenas.  Perpassando pela acessibilidade, direito, currículos das escolas e Ensino de História, bem como às representatividades nas narrativas dos livros didáticos e movimentos acadêmicos, busco compreender as imposições colonialistas na construção da nação brasileira, os silenciamentos no que concerne, o protagonismo indígena em nossa cultura e constituição nacional. Nesse sentido, leva-se em consideração as formas de dominância do Estado e o Regime Tutelar, presente na tratativa desses povos, os conflitos agrários e interesses econômicos que envolvem essa relação.

 

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Patrícia Emanuelle Nascimento, INHIS/UFU

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Publicado

22-01-2024

Como Citar

Oliveira Diniz, M. K., & Nascimento, P. E. (2024). Do IHGB à BNCC: Ensino de História, a Ausência Indígena nas Percepções de Cidadania . Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 283–312. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71056

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História