Do IHGB à BNCC
Ensino de História, a Ausência Indígena nas Percepções de Cidadania
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71056Resumo
Esse artigo, por meio de um panorama histórico das diretrizes e Constituições, engendradas a partir da Proclamação da República, o conceito de cidadania e suas transformações nos próximos períodos institucionais, pretende compreender as tensões e conflitos sociais conforme as imposições Estatutárias e Institucionais do Estado aos povos Indígenas. Perpassando pela acessibilidade, direito, currículos das escolas e Ensino de História, bem como às representatividades nas narrativas dos livros didáticos e movimentos acadêmicos, busco compreender as imposições colonialistas na construção da nação brasileira, os silenciamentos no que concerne, o protagonismo indígena em nossa cultura e constituição nacional. Nesse sentido, leva-se em consideração as formas de dominância do Estado e o Regime Tutelar, presente na tratativa desses povos, os conflitos agrários e interesses econômicos que envolvem essa relação.