Os Os indígenas no Ensino de História: Análise dos trabalhos publicados na Revista do IHGB (1839-1875)

Autores

  • Aline Dias

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.70842

Resumo

O presente artigo tem como proposta compreender como que os trabalhos publicados pela Revista do IHGB durante o século XIX, referentes as populações indígenas, contribui para a construção do pensamento histórico, tendo como eixo principal os conceitos de natureza histórica, como Educação Histórica e suas reflexões acerca da Literacia Histórica. Ambos os conceitos permeiam nas teorias de Jorn Rusen sobre a construção da consciência histórica no ambiente escolar. Sendo assim, a utilização dos trabalhos publicados pela Revista do IHGB, no ambiente escolar auxilia na compreensão da mentalidade do século XIX, tendo em vista a construção da nova nação, o indígena como símbolo nacional e a elaboração de políticas indigenistas visando a homogeneização dos povos originários na sociedade brasileira.

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Publicado

22-01-2024

Como Citar

Dias, A. (2024). Os Os indígenas no Ensino de História: Análise dos trabalhos publicados na Revista do IHGB (1839-1875). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 121–143. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.70842

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História