A educação indígena brasileira

Abordagem histórica do protagonismo dos povos indígenas no livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71042

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar o lugar e os reflexos históricos da educação indígena na história brasileira. Em seguida, entender o ensino de história indígena nos livros didáticos a partir da Lei 11.645/2008, que reestruturou a aprendizagem dos povos indígenas com um discurso pautado na valorização do ensino de História Indígena nas escolas brasileiras. Logo, compreender o protagonismo dos povos indígenas no livro didático e a construção da sua identidade, cultura e resistência política partindo da análise do livro didático - Diálogo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/América: povos, territórios e dominação colonial de Julieta Romeiro, Maria Raquel Apolinário, Ricardo Melani e Silas Martins Junqueira, edição de 2020. Desse modo, há o interesse de observar e investigar a apropriação e a escrita da história nesse material didático para o ambiente escolar brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Eduarda Sousa Fideles, Universidade Federal de Goiás- UFG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (PPGH/UFG). Graduada no curso de Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)- Câmpus Goiânia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

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Publicado

22-01-2024

Como Citar

Sousa Fideles, E. (2024). A educação indígena brasileira: Abordagem histórica do protagonismo dos povos indígenas no livro didático. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 197–213. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71042

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História