Perspectivas para a Educação Escolar Indígena

uma experiência entre os Wajãpis do Amapá

Autores

  • Daniel Ribeiro Ferreira Junior Universidade Federal do Amapá
  • Marcos Vinicius de Freirtas Reis Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.64207

Resumo

Avanços e consensos em relação à educação escolar indígena foram ao longo dos tempos sendo consolidados tanto no plano administrativo quanto no plano legal. Desde os anos de 1970, a educação escolar indígena diferenciada passa por experiências. De maneira legal, essas experiências ganham apoio jurídico do Estado, com a Constituição Cidadã de 1988 e, por conseguinte de outras legislações pertinentes. A educação indígena diferenciada, multicultural e bilíngue é reconhecidamente um grande avanço para a promoção da cidadania entre estes povos. No entanto, observa-se que alguns pontos ainda precisam ser revistos, sobretudo, na maneira desigual como essas políticas públicas de educação indígena são implementadas. Dessa maneira, a partir da experiência de campo entre os Wajãpis da aldeia Aramirã no município de Pedra Branca do Amaparí, estado do Amapá, propomo-nos a discutir aspectos que envolvem a educação escolar indígena, como ela ocorre, sobre a inserção dos indígenas na escola e se os dispositivos legais concernentes a essa educação são respeitados.

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Publicado

22-01-2024

Como Citar

Ribeiro Ferreira Junior, D., & de Freirtas Reis, M. V. (2024). Perspectivas para a Educação Escolar Indígena: uma experiência entre os Wajãpis do Amapá. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 313–341. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.64207

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História