O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica e a sua relação com os acervos indígenas como suporte à formação acadêmica e profissional

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Regina Célia de Camargo Campos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.70970

Resumo

O trabalho tem como objetivo demonstrar experiências para a formação acadêmica e profissional advindas das atividades de Licença Capacitação realizadas no Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (Nudoc), órgão vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, ao longo do processo, os estudantes do Curso de Licenciatura em História da UFC foram integrados aos trabalhos como bolsistas voluntários e voluntárias. O artigo, por meio do uso de imagens, fontes localizadas no Fundo Associação Missão Tremembé (Amit) e bibliografia pertinente, problematiza as atividades de Licença Capacitação e de bolsistas voluntários, desenvolvidas durante os meses de fevereiro a maio de 2023, nas dependências do Nudoc, no acervo de assistência à saúde da Amit. A partir desses questionamentos, busca-se saber como essas atividades potencializaram o desenvolvimento acadêmico e profissional dos sujeitos envolvidos ao agregar o conhecimento dos arquivos à elaboração de fontes para o ensino da história e da cultura dos povos indígenas no Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Regina Célia de Camargo Campos, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Gomes, A. dos S., & Célia de Camargo Campos, R. (2024). O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica e a sua relação com os acervos indígenas como suporte à formação acadêmica e profissional. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 90–120. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.70970

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História