Histórias e culturas indígenas na Educação Básica

a Literatura Indígena Brasileira Contemporânea como fonte histórica na sala de aula

Autores

  • Amanda Siqueira Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo Szlachta Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71035

Resumo

O presente artigo objetiva problematizar o ensino da temática indígena na Educação Básica visando o cumprimento da Lei 11,645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do país, buscando propostas pedagógicas mais criticas e que buscam valorizar as epistemologias indígenas. Dessa forma, primeiramente analisaremos a abordagem da temática indígena nas escolas de Educação Básica ao longo do tempo e o papel exercido por essa instituição na transmissão de estereótipos e preconceitos que geraram visões reducionistas a respeito dos povos originários. Como proposta de superação dessa visão, analisaremos duas obras literárias de autoria indígena que se mostraram potenciais fontes a serem utilizadas nas aulas de história. Como referencial teórico-metodológico nos basearemos nos estudos decoloniais, pois acreditamos que a perspectiva decolonial pode oferecer subsídios importantes para uma reflexão crítica acerca do ensino das histórias e culturas indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Szlachta, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possuí graduação em História (2009) e Mestrado em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Pesquisador da área de Ensino de História, Didática da História e Tecnologias no Ensino de História. Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Parnambuco. Sendo Docente Permamente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE)

Downloads

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Siqueira, A., & Szlachta, A. (2024). Histórias e culturas indígenas na Educação Básica: a Literatura Indígena Brasileira Contemporânea como fonte histórica na sala de aula. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 214–242. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71035

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História